O infernato : a reprodução de um grupo no Colégio Militar de Brasilia

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Autor(es): dc.contributorRibeiro, Gustavo Lins-
Autor(es): dc.creatorVillamizar Sayago, Doris Aleida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:19:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:19:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-02-15-
Data de envio: dc.date.issued2013-02-15-
Data de envio: dc.date.issued2013-02-15-
Data de envio: dc.date.issued1994-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/12085-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/605306-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Antropologia, 1994.-
Descrição: dc.descriptionOs Colégios Militares são instituições encarregadas da educação e re-socialização dos jovens alunos na vida militar e talvez, como em nenhum outro lugar, esta re-socialização se dê através do uso de uma disciplina que guarda relação intima com a reprodução da corporação militar. Procurei. compreender esta reprodução a partir de três segmentos existentes no Colégio Militar de Brasília: 1) professores militares, 2) professores civis e 3) os estudantes. Dentro de este ultimo segmento privilegiei os internos. Assim, o objetivo principal da pesquisa foi compreender o internato como locus privilegiado de reprodução da Ideologia militar. Igualmente se procurou compreender como se manifesta no dia-a-dia do internato, a disciplina militar enquanto mecanismo de controle e hierarquia. E o internato o lugar onde melhor pode-se identificar a maneira como a disciplina e implementada e como e transmitida. A análise das relações dos três principais segmentos mencionados enquanto agentes produtores, receptores e reprodutores de uma ideologia,, de valores e praticas., permite entender uma forma especifica de reprodução de uma instituição militar.-
Descrição: dc.descriptionLos colegios ,militares son instituciones encargadas de la educación y resocialización de los jóvenes alumnos en la vida militar y quizás, como en ningún otro lugar, esta resocialización se dá a través del uso de una disciplina que guarda estrecha relación con la reproducción de la corporación militar. Intente comprender esa reproducción a parti de tres segmentos existentes en el Colegio militar de Brasília: 1) profesores militares, 2) profesores civiles e 3) los estudiantes. Dentro de este ultimo segmento destaque los internos. Así,el objetivo principal de la investigación fue comprender el internado tomo locus privilegiado de reproducción de la - ideología militar. Igualmente se busco comprender como se manifiesta en el dia-a-dia del internado, la disciplina militar como mecanismo de control y jerarquía. Es el internado el lugar donde mejor se puede identificar la manera como la disciplina es implementada y como es transmitida. El análisis de las relaciones de los tres principales segmentos mencionados como agentes productores, receptores e reproductores dos una ideologia, de valores y prácticas, permite entender una forma específica de reproducción de uma institución militar.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília (RIUnB) pela autora, 12/01/2010, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 3.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.-
Palavras-chave: dc.subjectColégio Militar de Brasília (CMB)-
Palavras-chave: dc.subjectEducação militar-
Título: dc.titleO infernato : a reprodução de um grupo no Colégio Militar de Brasilia-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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