Processo colaborativo em diálogo com o Teatro Político e suas estéticas na construção do espetáculo “Alvo”

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVillas Bôas, Rafael Litvin-
Autor(es): dc.creatorSilva, Ricardo César Gomes da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:19:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:19:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-16-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-16-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-16-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/39741-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/605201-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2020.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho investiga o processo de criação colaborativa posto em prática pela Cia Semente e as estéticas do Teatro Político no processo de montagem do espetáculo “Alvo”. Para tanto adotou-se a pesquisa-ação como metodologia de pesquisa. Como célula motivacional foram levantadas as seguintes questões: o que pode ser traçado de paralelo entre o período da ditadura militar e o golpe de 2016? Existem relações de causalidade entre a ditadura iniciada nos anos 1960 e a guinada autoritária que estamos vivendo agora? Será que alguma coisa mudou? A construção do espetáculo “Alvo” permitiu explorar estas questões, não fornecendo respostas exatamente, mas inaugurando um campo de reflexão dentro do Espaço Semente, localizado na periferia urbana do Distrito Federal. Para isso, recorremos às tradições do teatro político como: agitprop, teatro épico e Teatro do Oprimido, dialogando principalmente com obras de Anatol Rosenfeld, Iná Camargo e Santiago Garcia. Conclui-se que o processo colaborativo apresenta desafios de diversas naturezas (interpessoal, profissional, diferenças de experiência, etc.) e, no âmbito deste trabalho, o entendimento da hierarquia estabelecida dentro deste processo de criação e suas implicações por parte dos intérpretes representou o maior obstáculo.-
Descrição: dc.descriptionThe present work investigates the collaborative creation process put into practice by Cia Semente and the aesthetics of Teatro Político in the process of assembling the “Alvo” show. To that end, action research was adopted as a research methodology. As a motivational cell, the following questions were raised: what can be drawn between the military dictatorship and the 2016 coup? Are there causal relations between the dictatorship that started in the 1960s and the authoritarian turn that we are experiencing now? Has anything changed? The construction of the “Target” show allowed us to explore these questions, not exactly providing answers, but opening a field of reflection within Espaço Semente, located in the urban periphery of the Federal District. For this, we resort to political theater traditions such as: agitprop, epic theater and Teatro do Oprimido, dialoguing mainly with works by Anatol Rosenfeld, Iná Camargo and Santiago Garcia. It is concluded that the collaborative process presents challenges of different natures (interpersonal, professional, differences of experience, etc.) and, within the scope of this work, the understanding of the hierarchy established within this creation process and its implications by the interpreters represented the biggest obstacle.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectCriação artística-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro político-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro colaborativo-
Palavras-chave: dc.subjectEspetáculo - arte-
Palavras-chave: dc.subjectDitadura militar - Brasil-
Título: dc.titleProcesso colaborativo em diálogo com o Teatro Político e suas estéticas na construção do espetáculo “Alvo”-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.