Os PCN-LE e a prática docente: realidade ou utopia?

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos, Percília Lopes Cassemiro dos-
Autor(es): dc.creatorLima, Roberto de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:19:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:19:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-01-31-
Data de envio: dc.date.issued2011-01-31-
Data de envio: dc.date.issued2011-01-31-
Data de envio: dc.date.issued2005-12-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/6680-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/605158-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2005.-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação analisa e comenta as diretrizes que foram estabelecidas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), e pelos Parâmetros Curriculares Nacionais no ensino-aprendizagem de Língua Estrangeira (PCN-LE), mais precisamente o inglês, ambos para o Ensino Médio. Nossa proposta foi a de promover encontros com quatro professores de língua inglesa do Ensino Médio da rede privada de escolas do DF e indagá-los sobre sua prática docente em relação ao texto dos PCN e PCN-LE, visando assim a suscitar, por parte deles, professores, o entendimento, dúvidas e comentários a respeito do documento, procurando saber se as diretrizes ali contidas estão sendo utilizadas, e de que forma elas poderiam ser melhoradas para que atendessem às necessidades de alunos e educadores. Concluímos que os PCN, incluindo-se aí os PCN-LE, não são lidos por grande parte dos docentes, ficando à margem de discussões que poderiam realmente melhorar o ensino de línguas estrangeiras nas escolas do nosso país. Nenhum dos professores que entrevistamos leu o documento na íntegra, e o pouco de contato que tiveram não foi suficiente para esclarecê-los a respeito dos motivos para a existência dos parâmetros ali contidos. Nossos sujeitos de pesquisa afirmaram não ter mudado sua prática docente após o contato com as sugestões presentes nos PCN e PCN-LE. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation analyses and comments the guidelines which were established by the National Curriculum Parameters (PCN), and the National Curriculum Parameters for Foreign Languages (PCN-LE), more precisely English, both documents for the Secondary Education. Our proposition was to promote encounters with four Secondary Education teachers of English of private schools in the Federal District, Brazil, and to ask them about the text in the PCN and PCNLE, evoking responses regarding their understanding, inquiries and comments on the document. We also sought to know if the guidelines of the PCN-LE are being used and to what extent they could be improved to fulfil the needs of teachers and students. We have concluded that the PCN, including the PCN-LE, are not read by the great majority of the teachers, being left out of the discussions which could really improve the teaching of foreign languages in our country. None of the teachers we interviewed had read the document on the whole, and the little contact they had with it was not enough to enlighten them about reasons for the existence of the parameters there within. Our subjects declared their practice has not changed after having read the suggestions in the PCN and the PCN-LE.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectBilinguismo-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - meios auxiliares-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua inglesa - estudo e ensino-
Título: dc.titleOs PCN-LE e a prática docente: realidade ou utopia?-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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