Linhas-guia para o design de HUDs em jogos imersivos

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorAraújo, Rafael Pereira de-
Autor(es): dc.creatorSouto, Virgínia Tiradentes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:19:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:19:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-10-29-
Data de envio: dc.date.issued2018-10-29-
Data de envio: dc.date.issued2015-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/32950-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/605096-
Descrição: dc.descriptionVideogames permitem experimentar uma grande quantidade de experiência interessantes, desde diversão descompromissada até momentos de grande envolvimento emocional imersivo. Este estudo apresenta um conjunto de linhas-guia para investigação do fenômeno da imersão – das causas aos efeitos nos jogadores – e resulta numa compilação de linhas-guia direcionadas a melhorar o desenho dos heads-up displays (HUDs) em jogos. HUDs são uma importante parte da interface de um jogo, providenciando informação e compondo esteticamente com demais elementos, estando presente em uma grande quantidade de jogos e influenciando o desempenho do jogador e seu engajamento com o jogo. Para atingir esse resultado, os autores pesquisaram a literatura científica, jogos de diferentes eras e tipos e os jogadores em si, por meio de sessões de teste, grupos de foco e entrevistas.-
Descrição: dc.descriptionGames provide a plethora of interesting experiences to gamers, from fun laidback moments to immersive, engaging stories. This study provides a thorough investigation on the phenomena of immersion – from its causes to the effect in players – that results in the compilation of a series of guidelines aimed at improving the design of heads-up displays (HUDs) in games. HUDs play a relevant role in making a game immersive, since they’re an important visual asset that provides information and adds to the graphic style of a game. To achieve this result, the authors researched the current scientific literature, games from different eras and gamers themselves, after game testing sessions and focus groups.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherSociedade Brasileira de Computação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília pela Professora Virgínia Tiradentes Souto para disponibilizar, no site repositorio.unb.br, o trabalho "Linhas-guia para o design de HUDs em jogos imersivos" apresentado no SBGames 2015, a título de divulgação da obra.-
Palavras-chave: dc.subjectVideogame-
Palavras-chave: dc.subjectImersão-
Palavras-chave: dc.subjectHeads-up display-
Palavras-chave: dc.subjectDesign de interface-
Título: dc.titleLinhas-guia para o design de HUDs em jogos imersivos-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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