Estratégias de aprendizagem e competências no trabalho

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBorges-Andrade, Jairo Eduardo-
Autor(es): dc.creatorSouza, Claudemir dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:18:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:18:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2010-07-23-
Data de envio: dc.date.issued2010-07-23-
Data de envio: dc.date.issued2009-
Data de envio: dc.date.issued2009-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/5314-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/604938-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2009.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa objetivou identificar relações entre estratégias de aprendizagem e competências, em contexto de trabalho. Elas foram medidas por um questionário respondido por 789 trabalhadores de organização pública federal, que gera conhecimentos científicos e tecnologias para o agronegócio brasileiro. Foram empregadas análises estatísticas para validação fatorial, verificação de diferenças significativas entre grupos, cálculo de correlações bivariadas e análise de regressão múltipla stepwise para testar relações de predição. Na análise fatorial, foram revelados quatro fatores de estratégias de aprendizagem (Reflexão extrínseca e intrínseca, Busca de ajuda interpessoal, Busca de ajuda em material escrito e Reprodução) e duas dimensões competências (Trabalho em equipe e Trabalho estratégico). Nas demais análises, foram identificadas relações entre sexo, carreira e escolaridade requerida, com o uso de estratégias de aprendizagem no trabalho. Estas emergiram como fortes preditoras da expressão de competências no trabalho. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThis study had the main purpose of identifying relationships between workplace learning strategies and competencies. They were measured through a questionnaire responded by 789 employees of a federal public organization which generates scientific knowledge and technologies for the Brazilian agricultural business. Statistical analyses where used in order to extract and validate factors, verify significant differences between groups, correlate variables and predict relationships by means of stepwise multiple regression. Four learning strategies (Extrinsic and intrinsic reflection, Interpersonal help seeking, Written material help seeking, Reproduction) and two competencies (Teamwork and Strategic work) emerged from the factor analyses. Relationships were identified between gender, career and required education degree with the use of workplace learning strategies. These strategies came up as strong predictors of the expression of competencies at work.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho - aspectos psicológicos-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Título: dc.titleEstratégias de aprendizagem e competências no trabalho-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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