Kandinsky e o cavaleiro

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Maria Eurydice de Barros-
Autor(es): dc.creatorBonato, Denise Teixeira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:18:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:18:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2010-10-14-
Data de envio: dc.date.issued2010-10-14-
Data de envio: dc.date.issued2006-
Data de envio: dc.date.issued2006-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/5672-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/604913-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2006-
Descrição: dc.descriptionA presente dissertação aborda a obra de Wassily Kandinsky (1866-1944), partindo da identificação da presença do cavaleiro em seus trabalhos, na busca por compreender a motivação e a constância da exploração do tema, por meio da conexão entre as reflexões teóricas e a produção plástica do artista. Propõe-se apontar, nas reflexões do artista, elementos que aportem a hipótese de que a recorrência ao tema do cavaleiro é resultante de rememorações do grupo ao qual pertencia, fundamentada no conceito de memória coletiva de Maurice Halbwachs. Visa-se, ainda, a estabelecer um diálogo entre a obra de Kandinsky e a de artistas contemporâneos a ele, que em determinado momento comungaram de ideais comuns, expressados pelo instrumento que os congregava – a arte. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThis thesis approaches the work of Wassily Kandinsky (1866-1944), starting from the identification of the rider in his works, seeking to understand the motivation and constancy of the exploitation of the theme, by means of the connection between the theoretical reflections and plastic production of the artist. It aims to point out, in the reflections of the artist, elements that support the hypothesis that the recurrence to the rider theme is a result of recollections to the group he belonged to, substantiated in the concept of collective memory, from Maurice Halbwachs. It also aims to establish a connection between the work of Kandinsky and artists contemporary to him that at a given time shared common ideals, expressed by the instrument that congregated them – the art.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectKandinsky, Wassily, 1866-1944-
Palavras-chave: dc.subjectArte - história-
Título: dc.titleKandinsky e o cavaleiro-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.