Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Hazin, Elizabeth | - |
Autor(es): dc.creator | Rezende, Luciana Barreto Machado | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-14T17:18:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-14T17:18:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-05-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-05-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-05-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-09-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/7671 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/604846 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2008. | - |
Descrição: dc.description | Da obra ficcional da escritora paulista Hilda Hilst (1930-2004), os contos “Lázaro” (1970) e “Rútilo Nada” (1993) figuram como narrativas emblemáticas, reunindo as principais características do conjunto de sua prosa tanto no campo da complexidade estrutural quanto na seara das questões que dialogam com o imaginário cristão e com temas associados a Deus, Tempo, Morte, comportando, ainda, os elementos fundamentais do seu universo literário – o desamparo, a solidão e o ideal do sublime e da transcendência conjugados ao reino dos baixos instintos, resvalando para o obsceno, o torpe, o vil, o abjeto. Por meio de pistas intertextuais, analisamos, nesta dissertação, o modo como Hilda Hilst evoca e reelabora, à luz da contemporaneidade, símbolos presentes em obras da tradição religiosa, a exemplo da Bíblia e da Divina Comédia, apontando para uma reflexão sobre o divino e sobre a maneira pela qual o homem moderno se situa em um mundo dessacralizado. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | Of the fictional works of the Paulista writer, Hilda Hilst (1903 -2004), the short stories “Lázaro” (1970) and “Rútilo Nada” (1993) appear as emblematic narratives, gathering the main characteristics of her prose assemblage not only in the field of the structural complexity but also in the fictional crop of the issues which converse with the Christian imaginary and with themes associated with God, Time, Death, bearing, yet, the fundamental elements of her literary universe – the abandonment, loneliness and the urge for the sublime and the transcendence, conjugated into the realm of the low instincts, slithering into the obscene, torpid, vile, and abject. By means of inter-textual clues, we analyze, on this dissertation, how Hilda Hilst summons out and re-elaborates, in the light of contemporaneousness, symbols that are present in the works of the religious tradition, as in the Bible and The Divine Comedy, pointing at a reflection on the holy and the ways the contemporary man is placed in a desecrated world. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hilst, Hilda, 1930-2004 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura brasileira - crítica, interpretação, etc | - |
Palavras-chave: dc.subject | Simbologia cristã | - |
Título: dc.title | Transcendência e transfiguração na prosa poética de Hilda Hilst : a presença bíblica e dantesca em "Lázaro" e "Rútilo Nada" | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: