A prática pedagógica na educação de mulheres adultas em situação de privação de liberdade no Distrito Federal

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorRoza Pinel, Walace-
Autor(es): dc.creatorRêses, Erlando da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:17:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:17:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-23-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-23-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/32466-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/604539-
Descrição: dc.descriptionA questão penitenciária brasileira pode ser entendida como um dos graves problemas sociais no início o século XXI. No caso da carceragem feminina destacamos dados oficiais que revelam que houve um exponencial crescimento da privação de liberdade das mulheres, chegando a superar o crescimento do número de homens presos. Essa situação nos leva a refletir sobre o sistema prisional e sua relação com as práticas educativas e laborais Buscamos no presente artigo conhecer sobre a oferta de educação formal no espaço prisional para mulheres, a partir de uma pesquisa de campo na Penitenciária Feminina do Distrito Federal com estudantes frequentes na Educação de Jovens e Adultos. Neste sentido, o estudo permitiu constatar a histórica omissão do Estado brasileiro, no atendimento a uma parcela da população que permanece privada do direito básico de acesso à educação. No caso específico do atendimento à população carcerária, é pertinente abordarmos o conceito de educação para além da simples transmissão de conhecimentos e capacidades técnicas e teóricas, e incluir a perspectiva freireana, que se constrói enquanto espaço de diálogo, construção de identidade e transmissão de cultura destinada à emancipação da pessoa humana.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherSecretaria de Estado de Educação do Distrito Federal-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsRevista Com Censo: estudos educacionais do Distrito Federal “... 8. Direitos Autorais Autores que desejam publicar nesta revista devem concordar com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Com Censo o direito de primeira publicação. Os manuscritos publicados neste periódico são licenciados em conformidade com a Licença Creative Commons Atribuição Não-Comercial (CC BY-NC). Esta licença permite o compartilhamento do trabalho com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista; Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição complementar da versão do trabalho originalmente publicada neste periódico (ex: como capítulo de livro), desde que seja expressamente reconhecida a autoria e publicação inicial nesta revista; Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode aumentar o impacto e o número de citações do trabalho publicado;” Fonte: http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/normas. Acesso em: 23 ago. 2018.-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - prisões-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas pedagógicas-
Palavras-chave: dc.subjectGênero-
Título: dc.titleA prática pedagógica na educação de mulheres adultas em situação de privação de liberdade no Distrito Federal-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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