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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | Weller, Wivian (org.) | - |
Autor(es): dc.creator | Gauche, Ricardo (org.) | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-14T17:17:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-14T17:17:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39349 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0003-1450-2004 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0001-9310-0489 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/604429 | - |
Descrição: dc.description | Considerando que a compreensão dos sujeitos do processo educativo associada a uma formação humana integral é um desafio contemporâneo, e visando ampliar o debate em torno desse tema, foram reunidas nesta coletânea reflexões de pesquisadores e de professores que atuaram no Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio no Distrito Federal (PNEM/DF). Os textos fazem parte de um diálogo aberto e colaborativo, com uma finalidade comum: a melhoria da qualidade da educação no nível médio. Os capítulos foram organizados em duas partes. Na primeira parte, os autores se dedicam aos estudos de currículo e da avaliação sistêmica versus avaliação formativa, com reflexões sobre: políticas curriculares que questionam a proposta de construção de uma base comum ou um conjunto de conteúdos básicos; dificuldades de efetivação de um currículo integrado e de práticas interdisciplinares no cotidiano escolar; e interferências e mudanças que as avaliações podem provocar na organização curricular. A segunda parte da coletânea contém capítulos sobre áreas de conhecimento específicas e possibilidades de integração curricular no cotidiano do ensino médio. Mais especificamente, trata-se de contribuições de um conjunto de especialistas que realizaram análises dos cadernos da segunda etapa do PNEM e apontaram algumas possibilidades de integração curricular na perspectiva da formação humana integral, a partir da proposta do Currículo em Movimento implementada no Distrito Federal. Não faltam motivos para dar continuidade ao diálogo proposto neste livro, convergindo esforços na análise e elaboração de proposições que possam contribuir para o enfrentamento dos desafios que se colocam para a educação básica, sobretudo para o ensino médio, cujas escolas configuram-se como espaço de construção de projetos de vida. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Editora Universidade de Brasília | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Copyright (c) 2016 Editora Universidade de Brasília - (CC BY NC ND) - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. Fonte: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/51. Acesso em: 04 ago. 2020. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio - avaliação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio - currículos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - formação | - |
Título: dc.title | Ensino médio em debate : currículo, avaliação e formação integral | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
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