O espaço do brincar na rotina pedagógica da educação infantil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorVieira, Andreia dos Santos Gomes-
Autor(es): dc.creatorCerqueira, Teresa Cristina Siqueira-
Autor(es): dc.creatorSilva, Elisvânia Amaro da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:17:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:17:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-03-29-
Data de envio: dc.date.issued2017-03-29-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/23135-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/604379-
Descrição: dc.descriptionEste artigo é um recorte de um estudo realizado junto aos professores de Educação Infantil e aos alunos acerca de suas representações sociais sobre as rotinas pedagógicas. Dentre os elementos emergentes das representações docentes, destacam-se o brincar e a brincadeira, o que evidencia o reconhecimento da importância dessas ações no contexto escolar. Na escuta das crianças sobre a rotina pedagógica e sua participação na organização da mesma, esses sujeitos, também, apresentam o brincar e a brincadeira como aspectos considerados importantíssimos durante o período em que permanecem na escola, bem como o espaço que devem ocupar na organização do trabalho pedagógico. Os resultados apontam para a relevância atribuída pelas crianças no que se refere à presença da ludicidade no espaço escolar e ao desafio de efetivar sua participação na organização da rotina que ainda tem, como foco, a figura do professor.-
Descrição: dc.descriptionEste artigo é um recorte de um estudo realizado junto aos professores de Educação Infantil e aos alunos acerca de suas representações sociais sobre as rotinas pedagógicas. Dentre os elementos emergentes das representações docentes, destacam-se o brincar e a brincadeira, o que evidencia o reconhecimento da importância dessas ações no contexto escolar. Na escuta das crianças sobre a rotina pedagógica e sua participação na organização da mesma, esses sujeitos, também, apresentam o brincar e a brincadeira como aspectos considerados importantíssimos durante o período em que permanecem na escola, bem como o espaço que devem ocupar na organização do trabalho pedagógico. Os resultados apontam para a relevância atribuída pelas crianças no que se refere à presença da ludicidade no espaço escolar e ao desafio de efetivar sua participação na organização da rotina que ainda tem, como foco, a figura do professor.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherFaculdade de Educação - UnB-
Relação: dc.relationhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/23065-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsAutorização para disponibilização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília (RIUnB) pelo organizador do evento, em 23 de março de 2017, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 Interancional, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.-
Palavras-chave: dc.subjectBrincadeiras-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de crianças-
Título: dc.titleO espaço do brincar na rotina pedagógica da educação infantil-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.