COVID-19 e o contexto da pandemia : planejamento e implantação de uma Unidade de Aprendizagem Interdisciplinar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorNóbrega, Germana Menezes da-
Autor(es): dc.creatorPedreira, Ana Júlia Lemos Alves-
Autor(es): dc.creatorRamos, Wilsa Maria-
Autor(es): dc.creatorLiporini, Thalita Quatrocchio-
Autor(es): dc.creatorCruz, Fernando William-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:17:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:17:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-16-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-16-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/39549-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/604269-
Descrição: dc.descriptionNa pandemia da Covid-19, as distintas gerações têm enfrentado de forma diferente as mudanças que impactam e influenciam subjetivamente e singularmente cada pessoa pela sua história de vida. Aos jovens, o isolamento social, principal estratégia para conter a disseminação da Covid-19, demanda uma atenção especial. Considerando a necessidade de envolver os jovens e trazê-los para a discussão dos desafios e as tomada de decisões nesse momento inusitado da humanidade, planejamos um projeto interdisciplinar que tem por objetivo propiciar aos jovens conhecimentos dos processos históricos, conceituais, operativos do vírus e da pandemia, bem como de suas consequências nas áreas social, saúde, educacional, comunitária, comunicacional, empoderando-os como agente social em sua comunidade. O artigo descreve o processo de concepção e desenvolvimento de metodologia interdisciplinar, aprendizagem baseada em investigação (IBL), aprendizagem baseada em problemas (PBL) e o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs). A metodologia proposta busca inovar na construção dos conhecimentos oportunizando aos jovens participantes uma atuação ativa e informativa podendo influenciar pessoas de sua comunidade.-
Descrição: dc.descriptionIn the Covid-19 pandemic, different generations have faced changes in different ways, subjectively and singularly, each person was influenced through their life history. For young people, social isolation, the main strategy to curb the spread of Covid-19, demands special attention. Considering the need to involve young people and bring them to the discussion of challenges and decision-making at this unusual moment in humanity, we plan an interdisciplinary project that aims to provide young people with knowledge of the historical, conceptual, operational processes of the virus and pandemic and its consequences in the social, health, educational, community, communicational areas, empowering them as a social agent in their community. The article describes the process of design and development of interdisciplinary methodology, IBL, PBL and the use of TDICs. The proposed methodology seeks to innovate in the construction of knowledge, generating in young participants an active and informative role that can influence people in their community.-
Descrição: dc.descriptionEn la pandemia del Covid-19, las distintas generaciones han enfrentado de forma diferente los cambios que impactan e influencian, subjetivamente y singularmente, a cada persona por su historia de vida. En los jóvenes, el aislamiento social, principal estrategia para contener la diseminación del Covid-19, demanda una atención especial. Considerando la necesidad de involucrar a los jóvenes y atraerlos a la discusión de los desafíos y la toma de decisiones en este momento inusitado de la humanidad, se plantea un proyecto interdisciplinar que tiene por objetivo facilitar a los jóvenes conocimientos de los procesos históricos, conceptuales, operativos del virus y de la pandemia y de sus consecuencias en el ámbito social, de la salud, educacional, comunitaria, y comunicacional; empoderándolos cómo agentes sociales en su comunidad. El artículo describe el proceso de concepción y desarrollo de la metodología interdisciplinar, IBL, PBL y el uso de las tecnologías digitales de información y comunicación (TDICs). La metodología propuesta busca innovar en la construcción de los conocimientos, posibilitando a los jóvenes participantes una actuación activa e informativa, pudiendo influenciar en las personas de su comunidad.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherUniversidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares - CEAM-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rights(CC BY) - Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: https://periodicos.unb.br/index.php/revistadoceam/article/view/31889. Acesso em: 16 out. 2020.-
Palavras-chave: dc.subjectJovens-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinaridade-
Palavras-chave: dc.subjectCovid-19-
Palavras-chave: dc.subjectCoronavírus-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia da informação-
Título: dc.titleCOVID-19 e o contexto da pandemia : planejamento e implantação de uma Unidade de Aprendizagem Interdisciplinar-
Título: dc.titleCOVID-19 and the pandemic context : planning and Implementing an Interdisciplinary Unit of Learning-
Título: dc.titleCOVID-19 y el contexto de la pandemia : planificación e implementación de una Unidad de Aprendizaje Interdisciplinar-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.