A retenção de alunos da educação de jovens e adultos em uma escola pública do Distrito Federal

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFreitas, Vera Aparecida de Lucas-
Autor(es): dc.creatorLins, Arthur Ferreira da Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:16:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:16:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-05-17-
Data de envio: dc.date.issued2013-05-17-
Data de envio: dc.date.issued2013-05-17-
Data de envio: dc.date.issued2013-03-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/13138-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/604105-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.-
Descrição: dc.descriptionSegundo o último Censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o numero de brasileiros analfabetos é de 14.612.083 pessoas, acima dos 10 anos de idade. É um número muito elevado para os padrões econômicos que o Brasil tem hoje. No Distrito Federal, o número de pessoa que são consideradas analfabetas é de 71.053 analfabetos, acima dos 10 anos de idade, segundo o IBGE. Para compensar esse problema social, a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal oferece, cursos de alfabetização como o “DF Alfabetizado” e o Primeiro Segmento do curso de Educação de Jovens e Adultos. Esta pesquisa foi realizada em duas classes escolares uma do 1º semestre e outra do 2º semestre ambas do Primeiro Segmento da Educação de Jovens e Adultos e o objetivo da pesquisa é estudar os fatores que contribuem para a retenção dos alunos naqueles semestres letivos. Analisar os dados escolares dos resultados de promoções e retenções dos anos de 2008, 2009 e 2010 dos anos letivos equivalentes do Ensino Fundamental aos semestres letivos da Educação de Jovens e Adultos e compará-los. E contextualizar o ambiente escolar da alfabetização de jovens, adultos e idosos com algumas das de redes de relações sociais que esses alunos participam. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionAccording to the last Census of the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE) the number of illiterate Brazilians is 14,612,083 people above 10 years of age. It's a very high number for economic standards that Brazil has today. In the Federal District, the number of people who are considered illiterate is 71,053 illiterate, above the age of 10, according to IBGE. To compensate for this social problem, the State Department of Education of the Federal District offers literacy courses as "DF Literate" and Prime Segment of course Youth and Adults. This research was conducted in two classrooms one of the 1st half and 2nd half of the other both the First Segment of the Youth and Adult Education and the aim of the research is to study the factors that contribute to student retention in those semesters. Analyze school data from the results of promotions and retentions of the years 2008, 2009 and 2010 school years of elementary school equivalent to semesters of Youth and Adults and compare them. And contextualize the school environment literacy of youth, adults and seniors with some of the social network that these students participate.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de jovens e adultos-
Palavras-chave: dc.subjectRelações humanas-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização de jovens e adultos-
Título: dc.titleA retenção de alunos da educação de jovens e adultos em uma escola pública do Distrito Federal-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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