UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE EQUAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS - Produto Educacional

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Pará-
Autor(es): dc.contributor.authorBrayner Júnior, Carlos Alberto Martinho-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Ana Kely Martins da-
Autor(es): dc.contributor.authorSá, Pedro Franco de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T14:04:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T14:04:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-01-
identificador: dc.identifier.otherCARLOS ALBERTO MARTINHO BRAYNER JÚNIOR - Produto Educacional-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/603968-
Resumo: dc.description.abstractDOI: https://dx.doi.org/10.31792/978-65-00-32533-1 ISBN: 978-65-00-32533-1 Caro professor(a), o ensino de equações trigonométricas é de suma importância para o dia a dia dos estudantes, pois auxilia na compreensão de várias situações que perpassam por fenômenos da natureza como, por exemplo, o das marés que possibilita calcular o tempo para que o nível do mar atinja a altura máxima, bem como os processos fisiológicos para o cálculo do momento em que a pressão sanguínea de um ser humano atinge o valor mínimo, ou seja, o assunto pode ser explorado de forma a dar significado para o aprendizado do aluno. O ensino deste conteúdo é tratado a partir do 2o ano do ensino médio e temos percebido a grande dificuldade tanto dos alunos para aprender quanto dos professores para ensinar, visto que não possuem uma metodologia adequada para ministrar diversos assuntos relacionados à trigonometria. Devido a este fato, o conteúdo acaba sendo deixado de ser ensinado no ensino básico e isso pode comprometer a formação de professores durante a graduação nos cursos de licenciatura e em outras áreas do conhecimento. Os cálculos de ângulos através do seno, cosseno e tangente vão muito além do ensino médio, pois a trigonometria, de maneira geral, precisa ser aprofundada não só nos cursos de graduação de licenciatura em matemática, mas também em outras áreas como a própria engenharia, a astronomia, dentre outras nas quais a aprendizagem das equações trigonométricas é de suma importância para a determinação, por exemplo, de medidas precisas envolvendo cálculos de distâncias inacessíveis. Para tal, faz-se necessário que o ensino de trigonometria traga significado para quem está aprendendo, mas para que isso ocorra devemos buscar novas metodologias de ensino deste conteúdo. O produto aqui apresentado é resultado da dissertação de mestrado de Brayner Júnior (2021), com o título O Ensino de Equações Trigonométricas por Atividades, onde o objetivo do autor consistiu em analisar os efeitos da aplicação de uma sequência didática por atividades sobre o desempenho de estudantes do 3º ano do ensino médio na resolução de questões sobre equações trigonométricas. Os resultados dessa dissertação foram muitos bons e devido a este fato temos a intensão de contribuir com a prática de ensino de professores que abordem este assunto em sala de aula ou até mesmo em formato remoto. O objetivo deste produto é propor uma sequência didática para o ensino de equações trigonométricas e para seu desenvolvimento buscamos apoio em diversas pesquisas que nos direcionaram oportunizar aos estudantes uma participação colaborativa na aquisição do conhecimento.-
Tamanho: dc.format.extent964-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isoen_US-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectAtividades Experimentais-
Palavras-chave: dc.subjectEquações Trigonométricas-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino por Atividades-
Título: dc.titleUMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE EQUAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS - Produto Educacional-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemática-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemática-
Aparece nas coleções:Livros digitais