ELEMENTOS TERRAS RARAS, LIXO DOMÉSTICO E ÁGUA POTÁVEL: PROPOSTAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO NOVO ENSINO MÉDIO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFRGSpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLamb, Rosaura-
Autor(es): dc.contributor.authorPizzolato, Tânia-
Autor(es): dc.contributor.authorPazinato, Maurícius-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-13T18:05:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-13T18:05:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-19-
identificador: dc.identifier.other17aROSAURA KRASUSKI LAMB-Produtopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/603934-
Resumo: dc.description.abstractCom a crescente discussão sobre as causas ambientais, a Educação Ambiental tem função essencial na construção do conhecimento com olhar crítico e com base cientifica para o entendimento correto do que ocorre no entorno, possibilitando a tomada de decisões ativas com objetivo de estabelecer ações que possam auxiliar a cuidar do nosso planeta. Nessa perspectiva, a área de Ciências da Natureza no ensino médio tem o compromisso com a formação e compreensão dentre as diversidades ambientais, ligadas aos recursos naturais e ao emprego de conhecimentos científicos e tecnológicos. Em específico o estudo da Química no Novo Ensino Médio, busca tornar o jovem um ser informado, crítico, com argumentos e posicionamentos próprios frente aos debates contemporâneos. Neste contexto, este trabalho apresenta uma proposta pedagógica que visa abordar alguns aspectos relacionados à temática Meio Ambiente que tem ampla relação com os tópicos de Química abordados no ensino médio, a fim de que possam fazer parte dos Projetos a serem implementados no modelo do Novo Ensino Médio. Este, embasado em uma nova organização curricular que contempla a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a oferta de diferentes possibilidades de opções aos estudantes, os itinerários formativos, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional. A partir destes levantamentos, três temáticas despontaram dentro do universo de opções: os elementos terras raras, lixo doméstico e água potável. Dessa forma o objetivo desta pesquisa foi desenvolver oficina temática de Educação Ambiental na área da Ciências da Natureza, como proposta de ensino dentro dos itinerários formativos do Novo Ensino Médio. Para isso, foram realizados 17 encontros organizados em uma oficina temática da Área de Ciências da Natureza com estudantes do 1o e 2o anos do ensino médio. Os resultados obtidos indicaram boa participação dos estudantes, o que pôde ser observado na diversidade das produções realizadas no transcorrer das atividades desenvolvidas, as quais foram decorrentes das visitas guiadas, campanha de coleta seletiva, elaboração de gráficos, folders, miniestação de tratamento de água, experimentos de laboratório, entre outros. Além disso, foi elaborado um Manual com Orientações para o Professor, que constitui o produto educacional desta dissertação. Esse material contém Planos Experimentais sobre a temática Água Potável, bem como sugestões de abordagens referentes às temáticas Lixo Doméstico e Elementos Terras Raras. O produto educacional deste trabalho tem como finalidade contribuir com os professores de Química, na medida em que sugere planos experimentais e atividades de campo como estratégias de aprendizagem que instigam a curiosidade e o estímulo a pesquisa, possibilitando ensinar conceitos químicos de forma contextualizada aos temas abordados.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,5 MMpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambientalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNovo Ensino Médipt_BR
Palavras-chave: dc.subjectItinerários formativospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTerras raraspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLixo domésticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectÁgua potávelpt_BR
Título: dc.titleELEMENTOS TERRAS RARAS, LIXO DOMÉSTICO E ÁGUA POTÁVEL: PROPOSTAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO NOVO ENSINO MÉDIOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFQUIpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFQUI


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons