Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFRGS | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Lamb, Rosaura | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pizzolato, Tânia | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pazinato, Maurícius | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-13T18:05:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-13T18:05:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-19 | - |
identificador: dc.identifier.other | 17aROSAURA KRASUSKI LAMB-Produto | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/603934 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Com a crescente discussão sobre as causas ambientais, a Educação Ambiental tem função essencial na construção do conhecimento com olhar crítico e com base cientifica para o entendimento correto do que ocorre no entorno, possibilitando a tomada de decisões ativas com objetivo de estabelecer ações que possam auxiliar a cuidar do nosso planeta. Nessa perspectiva, a área de Ciências da Natureza no ensino médio tem o compromisso com a formação e compreensão dentre as diversidades ambientais, ligadas aos recursos naturais e ao emprego de conhecimentos científicos e tecnológicos. Em específico o estudo da Química no Novo Ensino Médio, busca tornar o jovem um ser informado, crítico, com argumentos e posicionamentos próprios frente aos debates contemporâneos. Neste contexto, este trabalho apresenta uma proposta pedagógica que visa abordar alguns aspectos relacionados à temática Meio Ambiente que tem ampla relação com os tópicos de Química abordados no ensino médio, a fim de que possam fazer parte dos Projetos a serem implementados no modelo do Novo Ensino Médio. Este, embasado em uma nova organização curricular que contempla a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a oferta de diferentes possibilidades de opções aos estudantes, os itinerários formativos, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional. A partir destes levantamentos, três temáticas despontaram dentro do universo de opções: os elementos terras raras, lixo doméstico e água potável. Dessa forma o objetivo desta pesquisa foi desenvolver oficina temática de Educação Ambiental na área da Ciências da Natureza, como proposta de ensino dentro dos itinerários formativos do Novo Ensino Médio. Para isso, foram realizados 17 encontros organizados em uma oficina temática da Área de Ciências da Natureza com estudantes do 1o e 2o anos do ensino médio. Os resultados obtidos indicaram boa participação dos estudantes, o que pôde ser observado na diversidade das produções realizadas no transcorrer das atividades desenvolvidas, as quais foram decorrentes das visitas guiadas, campanha de coleta seletiva, elaboração de gráficos, folders, miniestação de tratamento de água, experimentos de laboratório, entre outros. Além disso, foi elaborado um Manual com Orientações para o Professor, que constitui o produto educacional desta dissertação. Esse material contém Planos Experimentais sobre a temática Água Potável, bem como sugestões de abordagens referentes às temáticas Lixo Doméstico e Elementos Terras Raras. O produto educacional deste trabalho tem como finalidade contribuir com os professores de Química, na medida em que sugere planos experimentais e atividades de campo como estratégias de aprendizagem que instigam a curiosidade e o estímulo a pesquisa, possibilitando ensinar conceitos químicos de forma contextualizada aos temas abordados. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,5 MM | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Novo Ensino Médi | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Itinerários formativos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Terras raras | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Lixo doméstico | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Água potável | pt_BR |
Título: dc.title | ELEMENTOS TERRAS RARAS, LIXO DOMÉSTICO E ÁGUA POTÁVEL: PROPOSTAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO NOVO ENSINO MÉDIO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFQUI | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
17aROSAURA KRASUSKI LAMB-Produto.pdf | 1,42 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/603934/2/17aROSAURA KRASUSKI LAMB-Produto.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons