AS REPERCUSSÕES DO ENEM NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS ESTADUAIS NO MARANHÃO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorMARTINS, DAYSE MARINHO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-07T22:42:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-07T22:42:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/603761-
Resumo: dc.description.abstractO livro aborda um estudo sobre as repercussões do ENEM no currículo do Ensino Médio das escolas estaduais em São Luís – MA, tendo como amostra intencional de pesquisa, o Centro Integrado do Rio Anil (CINTRA). Fundamentou-se no Materialismo Histórico-Dialético pelo conceito de ideologia, segundo Marx, de currículo conforme Sacristán e Goodson e tradição inventada por Hobsbawn e Ranger. A pesquisa enfocou a problematização do currículo a partir do ENEM na rede estadual de ensino do Maranhão, corroborando a percepção do currículo como campo de forças políticas, evidenciando as contradições que permeiam a oferta de Ensino Médio na dualidade estrutural da sociedade brasileira. O estudo evidenciou no CINTRA, repercussões da lógica do ENEM quanto à organização do currículo, revelando a necessidade de redefinir tal abordagem para além de ações focadas na preparação do aluno para o exame, fomentando a interdisciplinaridade e a problematização. Ainda, permitiu perceber o avanço do conservadorismo em relação ao ENEM e a necessária resistência dos educadores a medidas que possam desfigurar abordagens potenciais à construção de uma educação crítica.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Título: dc.titleAS REPERCUSSÕES DO ENEM NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS ESTADUAIS NO MARANHÃOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons