O que vem depois do arco-íris?: Uma sequência de ensino por investigação em um espaço não formal de educação.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Lucrécia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-06T10:20:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-06T10:20:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-
identificador: dc.identifier.otherhttps://app.uff.br/riuff/bitstream/1/14936/1/T2017_Lucrecia%20Martins%20Oliveira_Produto.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/603603-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo central elaborar, investigar e desenvolver uma sequência didática com caráter investigativo desenvolvida para ser aplicada em espaços não formais de educação, como museus e centros de ciências. Apresenta um papel importante na divulgação do conhecimento científico, propiciando o diálogo com os alunos e ampliando o processo de apropriação do conhecimento através da atividade investigativa. Essa proposta de ensino por investigação aplicada no Museu Interativo de Ciências do Sul Fluminense (MICInense), objetiva contribuir para o processo de alfabetização científica, oportunizando a construção do conhecimento sobre assuntos científicos usando a aprendizagem baseada na resolução de problemas extraídos de situações cotidianas. Com o tema óptica, utilizando como mote a pergunta “o que vem depois do arco-íris?”, o experimento do cientista William Herschel é reproduzido de forma cuidadosa, visando proporcionar o entendimento do fenômeno natural e a importância das ciências para compreensão de mundo, promovendo assim a aproximação com a cultura científica. No desenvolvimento desta proposta são abordados os conteúdos: história da luz, refração da luz solar, características das cores e a descoberta do infravermelho, dentro de um contexto investigativo a partir de atividades práticas de interesse pela ciência e tecnologia. A sequência de ensino investigativa desenvolvida fomenta discussões e tem como objetivo proporcionar a estudantes e professores um ensino elaborado a partir de problemas experimentais. Dessa forma, a iniciativa proporciona o envolvimento da ciência com a sociedade, despertando um maior interesse pelos resultados de pesquisas divulgadas relacionadas à ciência. Como fruto associado a esta dissertação, foi desenvolvido um produto educacional que apresenta uma sequência didática e materiais de apoio, relacionados ao tema, os quais podem ser usados por professores do ensino básico.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.37MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino por investigação, alfabetização científica, ensino não formal, experimentos de ópticapt_BR
Título: dc.titleO que vem depois do arco-íris?: Uma sequência de ensino por investigação em um espaço não formal de educação.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Físicapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Arquivos associados:
Lucrecia Martins Oliveira_Produto.pdfSequência didática de ensino por investigação1,37 MBAdobe PDF/bitstream/capes/603603/2/Lucrecia Martins Oliveira_Produto.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons