O BANNER NA LEITURA DA OBRA DE ARTE: Uma proposta de Interdisciplinaridade e uso do espaço pedagógico.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Brasília (IFB)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAPARECIDO DOS REIS, VALDIVINO-
Autor(es): dc.contributor.authorLIMA SANCHES, KEILA-
Autor(es): dc.contributor.authorNEPOMUCENO XAVIER, CÍNTHIA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-04T13:02:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-04T13:02:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-20-
identificador: dc.identifier.otherPRODUTO BANNERS ONLINE.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/603476-
Resumo: dc.description.abstractEste Produto Educacional (PE) se constitui de temas/banners sugeridos para aulas de Arte dentro da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) como leitura de obras de arte interdisciplinares e com a possibilidade de uso de espaço pedagógico alternativo, posto que se trata de banners com temas que incluem as dimensões da EPT com conteúdos do currículo comum e temas contemporâneos transversais que preparam os educandos para se tornarem sujeitos de sua história. A sua finalidade é mostrar o valor da Arte para o currículo da EPT e possibilitar aos educandos alternativas de aulas mais dinâmicas em Arte com conteúdos interessantes, interdisciplinares e com possibilidade de ser ministrado em espaços pedagógicos alternativos à sala de aula. Por que aplicar esse PE na EPT (justificativa): em primeiro lugar porque a LDBEN 9394/96 apregoa no Título I, § 2º que: “a educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social,” e o Título II, art. 2º que completa: “(...) tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho” (BRASIL, 1996). Em segundo lugar porque coadunamos com a visão de Eliezer Pacheco (2015, p.11) que é formar um cidadão para a vida e para o mundo do trabalho e que isto significa “superar o preconceito de classe de que um trabalhador não pode ser um intelectual, um artista. A música deve ser incentivada e fazer parte da formação de nossos alunos, assim como as artes plásticas, o teatro e a literatura”. E a interdisciplinaridade – que teve seu conteúdo construído com a colaboração de professores de componentes curriculares diversos – valoriza a Arte e o ensino-aprendizagem pois deixa de ser um ensino compartimentalizado para abordar mais conteúdos disciplinares favorecendo a internalização de conhecimento e, sendo em Banners, ainda possibilita que o ensino aconteça em espaço pedagógico alternativo à sala de aula, podendo emular uma exposição ou um museu, espaços culturais e motivadores do ensino de Arte não existentes em grande parte das cidades do interior do Brasil. As Bases teóricas que o sustentam são a LDNEN 9394/96, a BNCC, DCN parecer CNE/CEB nº 7/2010 e Resolução CNE/CEB nº 4/2010 entre outras. Este Produto Educacional foi aplicado no IFNMG Campus Arinos/MG a alunos do 2º ano do ensino médio integrado em informática e validado pela banca de avaliação da Dissertação homônima.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,31MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subject1. Artes – estudo e ensino. 2. Interdisciplinaridade. 3. Espaço pedagógico. 4. Educação profissional. 5. Produto educacional.pt_BR
Título: dc.titleO BANNER NA LEITURA DA OBRA DE ARTE: Uma proposta de Interdisciplinaridade e uso do espaço pedagógico.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeimagempt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePrática de Pesquisa Orientadapt_BR
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