Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | PRESTES, Betânia de Almeida | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Marcos Roberto Berredo da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | MIRANDA, Natali De Jesus Ferreira de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | FIALHO, Roberto Paulo Bibas | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ALVES, Fábio José da Costa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Eliza Souza da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-01T11:19:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-01T11:19:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-01 | - |
identificador: dc.identifier.other | Modelagem Matemática à partir de Softwares Arquitetônicos - Produto Educacional | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/603342 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O ensino de Composição e Decomposição de Áreas faz parte do estudo de Geometria Plana na formação escolar do aluno durante todo seu ensino básico e faz-se necessário que o professor procure métodos que tenha mais sentido, de forma a deixá-lo mais próximo da realidade, os quais sejam atrativos para que o ensino aconteça de forma agradável e proveitoso para o aprendizado em seu cotidiano. É muito importante fazer que os alunos consigam assimilar o conceito deste objeto matemático, mais precisamente ao cálculo de áreas de figuras planas para que o aprendiz tenha um amplo entendimento de possíveis objetos matemáticos trabalhados posteriormente. Nesta missão de proporcionar o aprendizado no estudo de áreas de retângulos e quadrados ao aluno, trazemos a proposta de ensino ao trabalhar as Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs, pelo uso do computador como ferramentas de trabalho educativo, tendo como meio o programa de desenho SkatchUp, que pode ser utilizado de modo on line, para proporcionar melhor possibilidade de uso em sala de aula, bem como para permitir a acessibilidade por parte dos seus potenciais usuários. Este programa é muito usado por desenhistas, técnicos, arquitetos e engenheiros na execução de estudos para propostas de projetos de construção de edificações e de mobiliários. Para muitos de nós parece estranho utilizar uma ferramenta de trabalho que provenha de outra área, como é a ferramenta em questão, porém seu acesso, sua praticidade e simplicidade de manuseio proporcionam aos alunos e professores de todos os níveis facilidades operacionais de utilização. Neste estudo, trazemos uma proposta de elaboração de uma residência unifamiliar de um casal de idosos que moram sozinhos e precisam ter acessibilidade de circulação em sua casa. No tópico 2, descreveremos a delimitação deste problema, pois apresentaremos as características das pessoas para quem será construído a casa, juntamente com o lócus do terreno e suas especificidades; no tópico 3, faremos uma descrição de possíveis cálculos envolvendo as dimensões propostas para a construção da residência com o uso apoiado das TIC’s utilizadas neste estudo; no tópico 4, apresentaremos o objeto matemático que será trabalhado em sala de aula com os alunos; e no tópico 5, definiremos o modelo matemático aplicado em sala de aula. Para finalizar, faremos nossas considerações a respeito do projeto utilizado na aplicação da Modelagem Matemática para sala de aula no ensino de Matemática. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1116 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino por Atividades | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Software SkatchUp | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Áreas de Figuras Planas | pt_BR |
Título: dc.title | Modelagem Matemática à partir de Softwares Arquitetônicos | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Modelagem Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Livro - Betânia - Marcos - Natali.pdf | 1,12 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/603342/1/Livro - Betânia - Marcos - Natali.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: