Modelagem Matemática à partir de Softwares Arquitetônicos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPRESTES, Betânia de Almeida-
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Marcos Roberto Berredo da-
Autor(es): dc.contributor.authorMIRANDA, Natali De Jesus Ferreira de-
Autor(es): dc.contributor.authorFIALHO, Roberto Paulo Bibas-
Autor(es): dc.contributor.authorALVES, Fábio José da Costa-
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Eliza Souza da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-01T11:19:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-01T11:19:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-01-
identificador: dc.identifier.otherModelagem Matemática à partir de Softwares Arquitetônicos - Produto Educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/603342-
Resumo: dc.description.abstractO ensino de Composição e Decomposição de Áreas faz parte do estudo de Geometria Plana na formação escolar do aluno durante todo seu ensino básico e faz-se necessário que o professor procure métodos que tenha mais sentido, de forma a deixá-lo mais próximo da realidade, os quais sejam atrativos para que o ensino aconteça de forma agradável e proveitoso para o aprendizado em seu cotidiano. É muito importante fazer que os alunos consigam assimilar o conceito deste objeto matemático, mais precisamente ao cálculo de áreas de figuras planas para que o aprendiz tenha um amplo entendimento de possíveis objetos matemáticos trabalhados posteriormente. Nesta missão de proporcionar o aprendizado no estudo de áreas de retângulos e quadrados ao aluno, trazemos a proposta de ensino ao trabalhar as Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs, pelo uso do computador como ferramentas de trabalho educativo, tendo como meio o programa de desenho SkatchUp, que pode ser utilizado de modo on line, para proporcionar melhor possibilidade de uso em sala de aula, bem como para permitir a acessibilidade por parte dos seus potenciais usuários. Este programa é muito usado por desenhistas, técnicos, arquitetos e engenheiros na execução de estudos para propostas de projetos de construção de edificações e de mobiliários. Para muitos de nós parece estranho utilizar uma ferramenta de trabalho que provenha de outra área, como é a ferramenta em questão, porém seu acesso, sua praticidade e simplicidade de manuseio proporcionam aos alunos e professores de todos os níveis facilidades operacionais de utilização. Neste estudo, trazemos uma proposta de elaboração de uma residência unifamiliar de um casal de idosos que moram sozinhos e precisam ter acessibilidade de circulação em sua casa. No tópico 2, descreveremos a delimitação deste problema, pois apresentaremos as características das pessoas para quem será construído a casa, juntamente com o lócus do terreno e suas especificidades; no tópico 3, faremos uma descrição de possíveis cálculos envolvendo as dimensões propostas para a construção da residência com o uso apoiado das TIC’s utilizadas neste estudo; no tópico 4, apresentaremos o objeto matemático que será trabalhado em sala de aula com os alunos; e no tópico 5, definiremos o modelo matemático aplicado em sala de aula. Para finalizar, faremos nossas considerações a respeito do projeto utilizado na aplicação da Modelagem Matemática para sala de aula no ensino de Matemática.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1116pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino por Atividadespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSoftware SkatchUppt_BR
Palavras-chave: dc.subjectÁreas de Figuras Planaspt_BR
Título: dc.titleModelagem Matemática à partir de Softwares Arquitetônicospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineModelagem Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais