MODELO TRANSACIONAL ARTICULADOR - ANÁLISE COMBINATÓRIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Acre - UFACpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNascimento, Carlos-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Itamar-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Sandro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-09-22T12:49:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-09-22T12:49:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-23-
identificador: dc.identifier.otherMODELO TRANSACIONAL ARTICULADOR - ANÁLISE COMBINATÓRIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/603114-
Resumo: dc.description.abstractA elaboração desse produto educacional, enquanto resultado do processo de pesquisa, consiste na elaboração de um dispositivo didático-matemático denominado Modelo Transacional Articulador – MTA. Silva (2014) trouxe em sua tese de doutorado, a concretização desse modelo para o caso específico da Análise Combinatória, semelhante ao nosso, no entanto, sob um olhar de pesquisa distinto, mas não excludente, da nossa, pois, a concretização do MTA, trazida por esse autor, envolveu a consideração das maneiras de agir de professores que atuam na Educação Básica, implicitamente a partir da observação do que Chevallard (2009) denomina de Transposição Didática Interna, ou seja, aquilo que decorre diretamente da relação entre os elementos do sistema didático. Para este trabalho situamos o MTA após o processo de Transposição Didática Externa, em conformidade com Chevallard (2009), a partir da passagem do Objeto de Saber para fazer parte dos Saberes a serem ensinados, assim, utilizamos a análise do livro didático, alinhado à BNCC, para a concretização desse dispositivo a partir da identificação das unidades temáticas e habilidades úteis à formação do raciocínio combinatório enquanto objeto transacional. A seguir traremos, infográficos de cada ano do Ensino Fundamental, a localização de unidades temáticas e respectivas habilidade que contém elementos de Análise Combinatória, conforme consta no capítulo analítico da dissertação de mestrado intitulada: Análise Combinatória nos livros didáticos do Ensino Fundamental: um estudo à luz da Transposição Didática. Além do infográfico, pode-se encontrar juntamente a ele, o resumo do constante na BNCC no que diz respeito às unidades temáticas na área de matemática, bem como das habilidades e, ainda, uma atividade que traz elementos que caracterizam a Análise Combinatória como Objeto Transacional, mostrando que esse Objeto de Saber se encontra presente no Ensino Fundamental.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent0,99 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.pdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTransposição Didática. Livros Didáticos. Análise Combinatória. Ensino Fundamental. BNCC. MTA.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectChevallard. UFAC. Ensino de Matemática.pt_BR
Título: dc.titleMODELO TRANSACIONAL ARTICULADOR - ANÁLISE COMBINATÓRIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
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