Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Acre - UFAC | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Nascimento, Carlos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Itamar | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Sandro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-09-22T12:49:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-09-22T12:49:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-23 | - |
identificador: dc.identifier.other | MODELO TRANSACIONAL ARTICULADOR - ANÁLISE COMBINATÓRIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/603114 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A elaboração desse produto educacional, enquanto resultado do processo de pesquisa, consiste na elaboração de um dispositivo didático-matemático denominado Modelo Transacional Articulador – MTA. Silva (2014) trouxe em sua tese de doutorado, a concretização desse modelo para o caso específico da Análise Combinatória, semelhante ao nosso, no entanto, sob um olhar de pesquisa distinto, mas não excludente, da nossa, pois, a concretização do MTA, trazida por esse autor, envolveu a consideração das maneiras de agir de professores que atuam na Educação Básica, implicitamente a partir da observação do que Chevallard (2009) denomina de Transposição Didática Interna, ou seja, aquilo que decorre diretamente da relação entre os elementos do sistema didático. Para este trabalho situamos o MTA após o processo de Transposição Didática Externa, em conformidade com Chevallard (2009), a partir da passagem do Objeto de Saber para fazer parte dos Saberes a serem ensinados, assim, utilizamos a análise do livro didático, alinhado à BNCC, para a concretização desse dispositivo a partir da identificação das unidades temáticas e habilidades úteis à formação do raciocínio combinatório enquanto objeto transacional. A seguir traremos, infográficos de cada ano do Ensino Fundamental, a localização de unidades temáticas e respectivas habilidade que contém elementos de Análise Combinatória, conforme consta no capítulo analítico da dissertação de mestrado intitulada: Análise Combinatória nos livros didáticos do Ensino Fundamental: um estudo à luz da Transposição Didática. Além do infográfico, pode-se encontrar juntamente a ele, o resumo do constante na BNCC no que diz respeito às unidades temáticas na área de matemática, bem como das habilidades e, ainda, uma atividade que traz elementos que caracterizam a Análise Combinatória como Objeto Transacional, mostrando que esse Objeto de Saber se encontra presente no Ensino Fundamental. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 0,99 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Transposição Didática. Livros Didáticos. Análise Combinatória. Ensino Fundamental. BNCC. MTA. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Chevallard. UFAC. Ensino de Matemática. | pt_BR |
Título: dc.title | MODELO TRANSACIONAL ARTICULADOR - ANÁLISE COMBINATÓRIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ferramentas |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
produto-educacional-carlos-emanoel-alcides-do-nascimento.pdf | 1,02 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/603114/2/produto-educacional-carlos-emanoel-alcides-do-nascimento.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons