Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Faculdade De medicina de Alagoas | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Lígia Fernanda Passos Bezerra | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Soares, Francisco José Passos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-09-21T12:11:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-09-21T12:11:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-10 | - |
identificador: dc.identifier.other | PROPOSTA DE ATUAÇÃO PRÁTICA DE TEMÁTICAS TRANSVERSAIS UTILIZANDO A TEORIA DE LEININGER NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/603042 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto acadêmico é fruto da pesquisa realizada durante o mestrado. O produto é oriundo da pesquisa “formação para o cuidado à diversidade cultural na atenção primária em um curso de enfermagem”, realizada com abordagem qualitativa, por meio de pesquisa documental, analisando-se o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de enfermagem de uma instituição particular de Maceió-AL. Observadas lacunas nos processos formativos dos profissionais e egressos, que dificultavam colocar em prática o cuidado para à diversidade cultural, foram pensadas e executadas ações que pudessem colaborar na formação em saúde para a diversidade cultural na atenção primária , capazes de provocar mudanças nas práticas assistenciais. Como frutos dessas ação foi elaborado uma proposta para atualização do processo ensino aprendizado (PEA) da disciplina de estágio supervisionado I, capaz de incluir os temas saúde da população negra e diversidade cultural e de gênero, assim como as estratégias para desconstrução do racismo, do sexismo e de outras ideologias de opressão no curso de Graduação em Enfermagem da UNIT,mostrando a importância da teoria de Leininger no cenário de prática e as possibilidades da utilização como ferramenta pedagógica. Espera-se no entorno do campus da UNIT, onde acontece a prática clínica a inclusão do tema Diversidade, Equidade em Saúde e Cuidados de Enfermagem nas atividades de ensino, pesquisa e extensão tem o potencial de causar como uma positiva conseqüência o empoderamento das comunidades do entorno, assim como a melhoria do controle social da saúde. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 149 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | diversidade cultural | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | atenção primária | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | enfermagem | pt_BR |
Título: dc.title | DIVERSIDADE, EQUIDADE EM SAÚDE E CUIDADOS DE ENFERMAGEM – PROPOSTA DE ATUAÇÃO PRÁTICA DE TEMÁTICAS TRANSVERSAIS UTILIZANDO A TEORIA DE LEININGER NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO ENSINO NA SAÚDE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons