Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Pará - UFPA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Lima, Árllon Chaves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-09-17T17:46:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-09-17T17:46:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-17 | - |
identificador: dc.identifier.other | JOGO M7C | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602859 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este jogo intitulado Jogo M7C, é um subproduto da dissertação intitulada “Metodologia 7Cs: uma proposta de ensino e aprendizagem para disciplinas introdutórias à programação” defendida em 2020, como pesquisa de mestrado do discente Árllon Chaves Lima, sob orientação do professor Dr. Marcos Monteiro Diniz e coorientação da professora Dra. Marianne Kogut Eliasquevici, no Programa de PósGraduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES), do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE²), da Universidade Federal do Pará (UFPA). O jogo foi concebido durante a disciplina, Planejamento e Produção de Materiais Educacionais Multimidiáticos ministrada pelas professoras Dra. Maria Ataide Malcher e Dra. Suzana Cunha Lopes, ofertada pelo PPGCIMES. O objetivo do jogo é apresentar a Metodologia 7Cs de maneira dinâmica e criativa, bem como trabalhar conceitos iniciais de programação básica para alunos de cursos da área da computação e afins. O jogo pode tornar a aprendizagem dos alunos em disciplinas introdutórias à programação mais significativa, ao incentivar a prática de construção de algoritmos, visando o desenvolvimento de habilidades e competências importantes para um bom rendimento em conteúdos voltados a programação. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,99 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Jogo M7C | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia 7Cs | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Algoritmos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino e Aprendizagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Significativa | pt_BR |
Título: dc.title | JOGO M7C | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | jogo | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior - PPGCIMES | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Planejamento e Produção de Materiais Educacionais Multimidiáticos | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Jogos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
JOGO M7C.pdf | 3,07 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/602859/2/JOGO M7C.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons