Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CUNHA, Rodrigo Carvalho da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | MALDANER, Jair José | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-09-15T14:25:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-09-15T14:25:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-09 | - |
identificador: dc.identifier.other | Desenhando Direitos Humanos | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602797 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A ferramenta educacional Desenhando Direitos Humanos é uma produção audiovisual que utiliza o estilo de animação whiteboard animation e possui uma duração total de 21 minutos e 40 segundos, e tem como objeto central a discussão sobre conceitos e ideias introdutórias sobre direitos humanos, visando debater as noções básicas acerca desse tema. O vídeo apresenta o tema de forma dinâmica por meio da animação, construindo as representações visuais de acordo com a narração que trabalha o conteúdo. Como é típico do estilo de animação whiteboard animation a narração utiliza uma linguagem coloquial, dinâmica e com elementos de humor, de forma que se torne atrativo e interessante acompanhar o desenrolar do vídeo, gerando maior atenção daquele que assiste a produção. O vídeo Desenhando Direitos Humanos está estruturado em quatro etapas: a) introdução, que evidencia o panorama inicial acerca do tema no contexto social, e apresenta para o telespectador quais os conceitos e ideias que serão trabalhadas no vídeo; b) Processo Histórico, que se dá a partir dos marcos institucionalizados oriundos das lutas realizadas ao longo da história, assim, discute-se as origens dos direitos humanos e como se deu esse processo histórico ao longo do tempo, evidenciando os direitos institucionalmente conquistados em diversos períodos históricos, visando conferir ao estudante esse panorama histórico inicial acerca dessa ideia de direitos humanos que temos hoje, abrindo caminho para eventuais aprofundamentos; c) Definição, que consiste em trabalhar a conceituação do tema, bem como suas principais características elementares, de forma que quem assista possa compreender a natureza desses direitos, e por fim d) Relevância Social, que discute a importância dos direitos humanos na sociedade, bem como apresentar o papel dos cidadãos no processo de defesa e fortalecimento desses direitos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3.175KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Direitos Humanos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Whiteboard Animation | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Animação em quadro branco | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Noções básicas Direitos Humanos | pt_BR |
Título: dc.title | Desenhando Direitos Humanos: Noções Básicas sobre Direitos Humanos | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Animação |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons