Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Chrizostimo, Miriam Marinho | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Caldas, Célia Pereira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-09-10T00:52:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-09-10T00:52:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-09 | - |
identificador: dc.identifier.other | A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO ENFERMEIRO EM GERONTOLOGIA NO BRASIL Parte 3 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602677 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A aprendizagem é exercida com o aporte pessoal de cada um, o que explica por que, a partir dos mesmos saberes, há sempre lugar para a construção de uma infinidade de significados, e não a uniformidade destes. É importante mencionar que o desenvolvimento de capacidades, como a relação interpessoal, cognitivas, afetivas, motoras, éticas e estéticas de inserção social, torna-se possível mediante o processo de construção e reconstrução de conhecimentos. Os conhecimentos são transmitidos e recriados na instituição escolar. Eles ganham sentido quando é produto da construção dinâmica e da interação constante, entre o saber escolar e as demais áreas do conhecimento, o que o aluno aprende na instituição e que ele traz para ela. Esse processo de aquisição é contínuo e permanente, no qual sofre interferência de fatores políticos, sociais, culturais e psicológicos. Neste sentido, a instituição deve possibilitar aos sujeitos condições de desenvolver competência e consciência profissional, mas não restringir o ensino de habilidades imediatamente demandadas pelo mercado de trabalho. O ensino de qualidade forma cidadãos capazes de interferir criticamente na realidade, para transformá-la. Além disso, contempla o desenvolvimento de capacidades que possibilitam adaptações às complexas condições e alternativas de trabalho que se tem hoje. Colabora ainda, para lidar com a rapidez na produção e na circulação de novos conhecimentos e informações. Com isso, o julgamento clínico em enfermagem está correlacionado à reflexão durante a ação. (SCHON, 1987). Pois, considera-se que o conhecimento usado no julgamento clínico é prático e derivado da experiência em situações familiares e não familiares. (TANNER, 1988). Ressalta-se, assim, que os padrões racionalistas não apreendem os aspectos importantes do julgamento clínico. Conforme Patrícia E. Benner (1994), o conhecimento e as habilidades são primordiais para a formação do enfermeiro. A teórica Benner trouxe o modelo de habilidades e diz quando o aluno aprende uma habilidade ele abarca cinco níveis de proficiência. Esses níveis são; noviça, principiante avançado, competente, proficiente e "expert", o que estabelece diversos caminhos de pensamento para crescer como profissional, com aplicação do conhecimento | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 14 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Profissional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pessoa idosa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Geriatria | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Enfermeiro | pt_BR |
Título: dc.title | A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO ENFERMEIRO EM GERONTOLOGIA NO BRASIL - Parte 3 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Enfermagem | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Saúde Pública | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
CARTILHA COMPLETA 3.pdf | 422,26 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/602677/2/CARTILHA COMPLETA 3.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons