Dissertação - O ENSINO DE NÚMEROS IRRACIONAIS POR ATIVIDADES EXPERIMENTAIS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBarros, Rafael Lameira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-09-06T19:50:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-09-06T19:50:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-29-
identificador: dc.identifier.otherRafael Lameira Barros - Dissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602641-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar a aprendizagem gerada pela aplicação de uma Sequência Didática sobre Números Irracionais em alunos do Ensino Médio. Essa Sequência Didática foi planejada para seguir o direcionamento didático do Ensino por Atividade utilizando recursos metodológicos como Calculadora e História em Quadrinhos. A parte experimental da pesquisa foi desenvolvida com uma amostra de 6 alunos do Ensino Médio que moravam nos bairros do Jaderlândia (Ananindeua/PA) e Marambaia (Belém/PA), para isso adotou-se como metodologia de pesquisa a Engenharia Didática. A análise dos resultados ocorreu pelo registro dos discentes nas atividades, pela comparação entre os resultados do pré-teste com o pós-teste e pelo Teste de Hipóteses. Os resultados apontam que houve desempenho muito satisfatório dos alunos no preenchimento das atividades; a comparação dos dados do pré-teste e pósteste mostrou que os efeitos da Sequência Didática repercutiram de forma bastante notável na aprendizagem sobre Números Irracionais dos alunos da amostra; o teste de hipóteses comprovou que as notas do pós-teste tiveram melhora estatisticamente em relação ao pré-teste comprovando com isso, que a metodologia utilizada possibilitou alcançar resultados satisfatórios.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent23156pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemática.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemática por Atividadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Números Irracionais.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia Didáticapt_BR
Título: dc.titleDissertação - O ENSINO DE NÚMEROS IRRACIONAIS POR ATIVIDADES EXPERIMENTAISpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais