Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Barros, Rafael Lameira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-09-06T19:50:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-09-06T19:50:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-29 | - |
identificador: dc.identifier.other | Rafael Lameira Barros - Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602641 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar a aprendizagem gerada pela aplicação de uma Sequência Didática sobre Números Irracionais em alunos do Ensino Médio. Essa Sequência Didática foi planejada para seguir o direcionamento didático do Ensino por Atividade utilizando recursos metodológicos como Calculadora e História em Quadrinhos. A parte experimental da pesquisa foi desenvolvida com uma amostra de 6 alunos do Ensino Médio que moravam nos bairros do Jaderlândia (Ananindeua/PA) e Marambaia (Belém/PA), para isso adotou-se como metodologia de pesquisa a Engenharia Didática. A análise dos resultados ocorreu pelo registro dos discentes nas atividades, pela comparação entre os resultados do pré-teste com o pós-teste e pelo Teste de Hipóteses. Os resultados apontam que houve desempenho muito satisfatório dos alunos no preenchimento das atividades; a comparação dos dados do pré-teste e pósteste mostrou que os efeitos da Sequência Didática repercutiram de forma bastante notável na aprendizagem sobre Números Irracionais dos alunos da amostra; o teste de hipóteses comprovou que as notas do pós-teste tiveram melhora estatisticamente em relação ao pré-teste comprovando com isso, que a metodologia utilizada possibilitou alcançar resultados satisfatórios. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 23156 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática por Atividade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Números Irracionais. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia Didática | pt_BR |
Título: dc.title | Dissertação - O ENSINO DE NÚMEROS IRRACIONAIS POR ATIVIDADES EXPERIMENTAIS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Rafael Lameira Barros - Dissertação.pdf | 23,16 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/602641/1/Rafael Lameira Barros - Dissertação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: