Educação especial/inclusiva em contexto: saberes em evidência

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Luciana de Jesus Botelho Sodré dos-
Autor(es): dc.contributor.authorCosta, Wagner Elvio de Loiola-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Claudianny Maria Galvão Melo e-
Autor(es): dc.contributor.authorLima, Ivanilde Sobral de-
Autor(es): dc.contributor.authorAmaral, Bianca Barbosa Melo-
Autor(es): dc.contributor.authorMelo, Valéria de Sousa Moraes-
Autor(es): dc.contributor.authorCampelo, Almervanda de Souza-
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Letícia Régia Gomes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-09-05T06:05:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-09-05T06:05:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-30-
identificador: dc.identifier.otherEducação especial/inclusiva em contexto: saberes em evidênciapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602605-
Resumo: dc.description.abstract“Ensinar compreende uma pedagogia ativa, dialógica, interativa, integradora, que se contrapõe a toda e qualquer visão unidirecional, de transferência unitária, individualizada e hierárquica do saber” (Maria Teresa Egler Mantoan). Apoiamo-nos neste trecho do livro “Inclusão Escolar: O que é? Por quê? Como fazer? da célebre Mantoan para nos referirmos aos textos que compõem esse livro como um convite para refletir e ressignificar posturas e práticas pedagógicas para possibilitar um aprender inclusivo, democrático e para todos. Os conjuntos de textos apresentados nesta obra têm como missão possibilitar ao leitor conhecer as propostas de professores, que inseriram na sua prática pedagógica os caminhos para a inclusão escolar. As temáticas trabalhadas estão presente nas inúmeras discussões e pesquisas que vêm ocorrendo ao longo das últimas décadas no Brasil. Desse modo, este livro encontra-se envolvido num processo mais amplo de reflexão sobre as vivências e evidências perpassadas na e para a Educação Especial na perspectiva inclusiva. Constituindo-se em um importante ponto de inflexão nesse processo de sistematização e produção de conhecimentos, tem por desígnio apresentar resultados de pesquisas e estudos desenvolvidos ao longo de quase 24 meses de duração do Curso de Especialização em Educação Especial e Inclusiva do Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMANET), da Universidade Estadual do Maranhão. Desse contexto emergiram debates em curso sobre o exercício de uma prática de ensino inclusiva e sua relação com a sociedade, respondendo a algumas demandas urgentes de fundamentação da prática político-pedagógica da escola na atualidade. O livro estrutura-se em torno de 10 (dez) capítulos (artigos) constituídos pelas produções dos alunos-professores na certeza de que essas profundas mudanças em curso no mundo e no país que ressignificam ideais e práticas sociais irão repercutir intensamente nos processos de inclusão escolar, conduzindo na proposta de redefinição estrutural e atitudinal dos sistemas educacionais. Desse modo, as ideias aqui apresentadas nas produções pelos alunosprofessores, foram extraídas de expoentes teóricos na sua maioria educadores de expressão nacional e internacional, que cumprem assim a função de subsidiar as discussões que vêm sendo debatidas no contexto de ensino que se quer inclusivo, notadamente sobre as diretrizes filosóficas e sócio-históricas contemporâneas da prática de ensino e de pesquisa historicamente comprometida com a formação docente, bem como os seus saberes profissionais que direcionem uma práxis pedagógica inclusiva. Em suma, de um modo ou de outro, todos os organizadores e autores desta obra, sob diferentes perspectivas, apontam o papel estratégico da Educação Inclusiva para a superação do paralelismo entre a Educação Especial e a escola regular, reafirmando que o conhecimento é uma ferramenta indispensável para enfrentar a exclusão do aluno com deficiência no ensino comum. Deixamos aqui expresso o convite ao conhecer! O convite à leitura! O convite ao trabalho de pesquisa e estudos de alunos-professores que inseriram, nos seus planejamentos e na sua vida, as reflexões e discussões para uma Educação Inclusiva!pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.316 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação especialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInclusão escolarpt_BR
Título: dc.titleEducação especial/inclusiva em contexto: saberes em evidênciapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons