Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Luciana de Jesus Botelho Sodré dos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Costa, Wagner Elvio de Loiola | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Claudianny Maria Galvão Melo e | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Lima, Ivanilde Sobral de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Amaral, Bianca Barbosa Melo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Melo, Valéria de Sousa Moraes | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Campelo, Almervanda de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Letícia Régia Gomes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-09-05T06:05:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-09-05T06:05:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | Educação especial/inclusiva em contexto: saberes em evidência | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602605 | - |
Resumo: dc.description.abstract | “Ensinar compreende uma pedagogia ativa, dialógica, interativa, integradora, que se contrapõe a toda e qualquer visão unidirecional, de transferência unitária, individualizada e hierárquica do saber” (Maria Teresa Egler Mantoan). Apoiamo-nos neste trecho do livro “Inclusão Escolar: O que é? Por quê? Como fazer? da célebre Mantoan para nos referirmos aos textos que compõem esse livro como um convite para refletir e ressignificar posturas e práticas pedagógicas para possibilitar um aprender inclusivo, democrático e para todos. Os conjuntos de textos apresentados nesta obra têm como missão possibilitar ao leitor conhecer as propostas de professores, que inseriram na sua prática pedagógica os caminhos para a inclusão escolar. As temáticas trabalhadas estão presente nas inúmeras discussões e pesquisas que vêm ocorrendo ao longo das últimas décadas no Brasil. Desse modo, este livro encontra-se envolvido num processo mais amplo de reflexão sobre as vivências e evidências perpassadas na e para a Educação Especial na perspectiva inclusiva. Constituindo-se em um importante ponto de inflexão nesse processo de sistematização e produção de conhecimentos, tem por desígnio apresentar resultados de pesquisas e estudos desenvolvidos ao longo de quase 24 meses de duração do Curso de Especialização em Educação Especial e Inclusiva do Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMANET), da Universidade Estadual do Maranhão. Desse contexto emergiram debates em curso sobre o exercício de uma prática de ensino inclusiva e sua relação com a sociedade, respondendo a algumas demandas urgentes de fundamentação da prática político-pedagógica da escola na atualidade. O livro estrutura-se em torno de 10 (dez) capítulos (artigos) constituídos pelas produções dos alunos-professores na certeza de que essas profundas mudanças em curso no mundo e no país que ressignificam ideais e práticas sociais irão repercutir intensamente nos processos de inclusão escolar, conduzindo na proposta de redefinição estrutural e atitudinal dos sistemas educacionais. Desse modo, as ideias aqui apresentadas nas produções pelos alunosprofessores, foram extraídas de expoentes teóricos na sua maioria educadores de expressão nacional e internacional, que cumprem assim a função de subsidiar as discussões que vêm sendo debatidas no contexto de ensino que se quer inclusivo, notadamente sobre as diretrizes filosóficas e sócio-históricas contemporâneas da prática de ensino e de pesquisa historicamente comprometida com a formação docente, bem como os seus saberes profissionais que direcionem uma práxis pedagógica inclusiva. Em suma, de um modo ou de outro, todos os organizadores e autores desta obra, sob diferentes perspectivas, apontam o papel estratégico da Educação Inclusiva para a superação do paralelismo entre a Educação Especial e a escola regular, reafirmando que o conhecimento é uma ferramenta indispensável para enfrentar a exclusão do aluno com deficiência no ensino comum. Deixamos aqui expresso o convite ao conhecer! O convite à leitura! O convite ao trabalho de pesquisa e estudos de alunos-professores que inseriram, nos seus planejamentos e na sua vida, as reflexões e discussões para uma Educação Inclusiva! | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.316 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação especial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
Título: dc.title | Educação especial/inclusiva em contexto: saberes em evidência | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
EducacaoEspecialInclusiva.pdf | 2,32 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/602605/2/EducacaoEspecialInclusiva.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons