
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | Ribeiro, Vitória Régia Araújo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-08-31T19:55:29Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-08-31T19:55:29Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-30 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://ampllaeditora.com.br/books/2021/01/eBook-VitoriaRibeiro.pdf | - |
| identificador: dc.identifier.other | Este livro, dividido em cinco capítulos, trata sobre os resíduos sólidos, que quando aterrados, passam por processos biodegradativos gerando subprodutos que causam danos ao meio ambiente e à saúde da população. Entre estes subprodutos está o lixiviado, um líquido altamente poluente, com composição diversificada, incluindo sais inorgânicos, metais pesados e altas concentrações de nitrogênio amoniacal total, matéria orgânica biodegradável e refratária, e compostos orgânicos xenobióticos. Portanto, a fim de evitar a degradação ambiental, o lixiviado deve ser coletado e adequadamente tratado antes de ser lançado no meio ambiente. Um dos principais desafios no tratamento de lixiviado é a variabilidade da composição deste efluente, sendo necessária, em alguns casos, a associação de duas ou mais técnicas de tratamento. A obra utilizou como área de estudo o Aterro Sanitário em Campina Grande-PB (ASCG), que adota como tratamento pro lixiviado gerado, uma lagoa de acúmulo, evaporação natural e recirculação do efluente para as células do Aterro. Desta forma, verificou-se que o pH, o ferro, chumbo e zinco do lixiviado da Lagoa estavam em concordância com a legislação que estabelece padrões para lançamento de efluentes. O único indicador que apresentou um comportamento de redução de suas concentrações foi o NAT, apesar disso, de acordo com a temperatura e o pH do lixiviado, foi verificada a presença da amônia livre, que é tóxica. Mesmo com a redução das concentrações do NAT, houve o aumento da fitotoxicidade do lixiviado na Lagoa, quando comparado com o lixiviado bruto, o que pode estar associada aos níveis de metais pesados. Isto indica que, apesar de reduzir as concentrações de NAT, a técnica de evaporação natural não reduz a fitoxicidade do efluente, pois esta técnica não é eficiente na redução das concentrações de metais pesados. No projeto atual do ASCG não é previsto o lançamento do efluente gerado em corpos receptores, apesar disso, é importante destacar que para que seja realizado este lançamento é necessária a implantação de uma técnica mais eficiente de tratamento. Este livro se propõe a realizar o estudo comparativo entre o lixiviado bruto gerado no ASCG e o acumulado em uma lagoa de tratamento por evaporação natural. Para isso, foram analisados os teores de pH, Nitrogênio Amoniacal Total (NAT), Alcalinidade Total (AT), Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), Demanda Química de Oxigênio (DQO), metais pesados e fitotoxicidade do lixiviado bruto, coletado na tubulação de Entrada da Lagoa e o lixiviado coletado no interior da Lagoa de evaporação natural. Espero que você aprecie a leitura e possa ampliar seus conhecimentos sobre a temática aqui abordada. | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602485 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este livro, dividido em cinco capítulos, trata sobre os resíduos sólidos, que quando aterrados, passam por processos biodegradativos gerando subprodutos que causam danos ao meio ambiente e à saúde da população. Entre estes subprodutos está o lixiviado, um líquido altamente poluente, com composição diversificada, incluindo sais inorgânicos, metais pesados e altas concentrações de nitrogênio amoniacal total, matéria orgânica biodegradável e refratária, e compostos orgânicos xenobióticos. Portanto, a fim de evitar a degradação ambiental, o lixiviado deve ser coletado e adequadamente tratado antes de ser lançado no meio ambiente. Um dos principais desafios no tratamento de lixiviado é a variabilidade da composição deste efluente, sendo necessária, em alguns casos, a associação de duas ou mais técnicas de tratamento. A obra utilizou como área de estudo o Aterro Sanitário em Campina Grande-PB (ASCG), que adota como tratamento pro lixiviado gerado, uma lagoa de acúmulo, evaporação natural e recirculação do efluente para as células do Aterro. Desta forma, verificou-se que o pH, o ferro, chumbo e zinco do lixiviado da Lagoa estavam em concordância com a legislação que estabelece padrões para lançamento de efluentes. O único indicador que apresentou um comportamento de redução de suas concentrações foi o NAT, apesar disso, de acordo com a temperatura e o pH do lixiviado, foi verificada a presença da amônia livre, que é tóxica. Mesmo com a redução das concentrações do NAT, houve o aumento da fitotoxicidade do lixiviado na Lagoa, quando comparado com o lixiviado bruto, o que pode estar associada aos níveis de metais pesados. Isto indica que, apesar de reduzir as concentrações de NAT, a técnica de evaporação natural não reduz a fitoxicidade do efluente, pois esta técnica não é eficiente na redução das concentrações de metais pesados. No projeto atual do ASCG não é previsto o lançamento do efluente gerado em corpos receptores, apesar disso, é importante destacar que para que seja realizado este lançamento é necessária a implantação de uma técnica mais eficiente de tratamento. Este livro se propõe a realizar o estudo comparativo entre o lixiviado bruto gerado no ASCG e o acumulado em uma lagoa de tratamento por evaporação natural. Para isso, foram analisados os teores de pH, Nitrogênio Amoniacal Total (NAT), Alcalinidade Total (AT), Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), Demanda Química de Oxigênio (DQO), metais pesados e fitotoxicidade do lixiviado bruto, coletado na tubulação de Entrada da Lagoa e o lixiviado coletado no interior da Lagoa de evaporação natural. Espero que você aprecie a leitura e possa ampliar seus conhecimentos sobre a temática aqui abordada. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1,5 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
| Título: dc.title | Análise comparativa do lixiviado bruto gerado em um aterro sanitário e o acumulado em uma lagoa de tratamento por evaporação natural | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| eBook-VitoriaRibeiro.pdf | 1,49 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/602485/2/eBook-VitoriaRibeiro.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons