Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Passo Fundo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Geller, Regina | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Locatelli, Aline | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Trentin, Marco Antônio Sandini | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-08-20T20:01:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-08-20T20:01:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-20 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto_Educacional | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602214 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente produto educacional consiste em um material de apoio para professores de Química, referente ao tema “Química Forense”, para a contextualização de conteúdos de Funções Orgânicas geralmente abordado no terceiro ano do ensino médio. Esse trabalho foi desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo, na linha de pesquisa Práticas Educativas em Ensino de Ciências e Matemática, vinculado a dissertação intitulada “O ensino de Química Orgânica por meio de uma UEPS mediada por tecnologias digitais e contextualizada com Ciência Forense”, sob orientação da Profa. Dra. Aline Locatelli e Coorientação do Prof. Dr. Marco Antônio Sandini Trentin. Um dos motivos para a escolha da temática, para desenvolvimento do presente material, foi a constante dificuldade dos alunos em associarem este conteúdo com seu dia a dia e principalmente seu grande interesse pelos seriados televisivos envolvendo parte da Química, além de seu constante contato e dúvida com o mundo exterior que faz relação com as drogas, que é algo, infelizmente, tão presente em seu contexto social. Os alunos, muitas vezes, têm dificuldades em aprender Química e ao mesmo tempo sentem a necessidade de associá-la com seu cotidiano, unindo conhecimentos escolares à sua vida social. Ao encontro disto, Maldaner (2007) coloca que as dificuldades dos estudantes, quanto ao aprendizado científico, remetem à qualidade dos conteúdos que lhes são ensinados, carentes de sentidos e significados na sua formação humana e profissional. Nesse sentido, nota-se que muitas estratégias utilizadas em sala de aula nem sempre contribuem efetivamente para o ensino, tornando as aulas entediantes e desinteressantes para os nossos alunos. Também, percebe-se que a aprendizagem do aluno depende muito de seus conhecimentos prévios, e para que uma aprendizagem ocorra de forma significativa, o professor deve levar em consideração o percurso já caminhado pelo educando até então, de forma a tornar as aulas potencialmente relevantes e que a partir disso o próprio aluno passe a construir seu próprio conhecimento (MOREIRA, 2011). Muitas vezes, quando o ensino se dá de forma tradicional, o professor assume o status de principal agente do processo, ou seja, é o professor quem administra as aulas expositivas, elabora e resolve problemas e exercícios (MOREIRA, 2000). Nesse sentido, um recurso interessante é a UEPS - Unidade de Ensino Potencialmente Significativa. Segundo Moreira (2011), UEPS é uma sequência de ensino direcionada à Aprendizagem Significativa de conceitos e tópicos específicos de um ou mais conteúdos escolares. A ideia central é que os materiais e recursos utilizados estejam voltados a uma Aprendizagem Significativa. Sendo assim, o presente produto educacional está estruturado na forma de uma UEPS mediada por tecnologias digitais e contextualizada por meio da Química Forense, trazendo esta Ciência para a sala de aula e que coadjuva para despertar o interesse e por sua vez a construção do conhecimento por parte do aluno. Acredita-se que esse produto educacional possa contribuir para um ensino de Química Orgânica mais significativo por meio da contextualização da Química Forense aliada a uma UEPS, mediada por tecnologias digitais. Nesse sentido, também se acredita que possa vir a facilitar a mediação do professor que vislumbra um processo de ensino e aprendizagem mais contextualizado e interativo. Este material foi desenvolvido visando ser de fácil compreensão e utilização por professores de Química do ensino médio. Ele está disponível de forma livre e online para os professores que almejarem utilizar na íntegra ou em partes, modificando ou adaptando-o de acordo com os objetivos educacionais. Salienta-se que esse material didático foi aplicado em uma turma de terceiro ano de uma escola pública estadual no interior do Rio Grande do Sul e um breve relato encontra-se no capítulo intitulado “considerações finais”. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3.222 Kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Química Orgânica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência Forense | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias Digitais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Funções Orgânicas | pt_BR |
Título: dc.title | As Funções Orgânicas na Química Forense: Uma UEPS mediada por tecnologias digitais | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto educacional vinculado a dissertação de mestrado profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto_Educacional.pdf | 3,22 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/602214/2/Produto_Educacional.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons