As Funções Orgânicas na Química Forense: Uma UEPS mediada por tecnologias digitais

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Passo Fundopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGeller, Regina-
Autor(es): dc.contributor.authorLocatelli, Aline-
Autor(es): dc.contributor.authorTrentin, Marco Antônio Sandini-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-08-20T20:01:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-08-20T20:01:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-20-
identificador: dc.identifier.otherProduto_Educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602214-
Resumo: dc.description.abstractO presente produto educacional consiste em um material de apoio para professores de Química, referente ao tema “Química Forense”, para a contextualização de conteúdos de Funções Orgânicas geralmente abordado no terceiro ano do ensino médio. Esse trabalho foi desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo, na linha de pesquisa Práticas Educativas em Ensino de Ciências e Matemática, vinculado a dissertação intitulada “O ensino de Química Orgânica por meio de uma UEPS mediada por tecnologias digitais e contextualizada com Ciência Forense”, sob orientação da Profa. Dra. Aline Locatelli e Coorientação do Prof. Dr. Marco Antônio Sandini Trentin. Um dos motivos para a escolha da temática, para desenvolvimento do presente material, foi a constante dificuldade dos alunos em associarem este conteúdo com seu dia a dia e principalmente seu grande interesse pelos seriados televisivos envolvendo parte da Química, além de seu constante contato e dúvida com o mundo exterior que faz relação com as drogas, que é algo, infelizmente, tão presente em seu contexto social. Os alunos, muitas vezes, têm dificuldades em aprender Química e ao mesmo tempo sentem a necessidade de associá-la com seu cotidiano, unindo conhecimentos escolares à sua vida social. Ao encontro disto, Maldaner (2007) coloca que as dificuldades dos estudantes, quanto ao aprendizado científico, remetem à qualidade dos conteúdos que lhes são ensinados, carentes de sentidos e significados na sua formação humana e profissional. Nesse sentido, nota-se que muitas estratégias utilizadas em sala de aula nem sempre contribuem efetivamente para o ensino, tornando as aulas entediantes e desinteressantes para os nossos alunos. Também, percebe-se que a aprendizagem do aluno depende muito de seus conhecimentos prévios, e para que uma aprendizagem ocorra de forma significativa, o professor deve levar em consideração o percurso já caminhado pelo educando até então, de forma a tornar as aulas potencialmente relevantes e que a partir disso o próprio aluno passe a construir seu próprio conhecimento (MOREIRA, 2011). Muitas vezes, quando o ensino se dá de forma tradicional, o professor assume o status de principal agente do processo, ou seja, é o professor quem administra as aulas expositivas, elabora e resolve problemas e exercícios (MOREIRA, 2000). Nesse sentido, um recurso interessante é a UEPS - Unidade de Ensino Potencialmente Significativa. Segundo Moreira (2011), UEPS é uma sequência de ensino direcionada à Aprendizagem Significativa de conceitos e tópicos específicos de um ou mais conteúdos escolares. A ideia central é que os materiais e recursos utilizados estejam voltados a uma Aprendizagem Significativa. Sendo assim, o presente produto educacional está estruturado na forma de uma UEPS mediada por tecnologias digitais e contextualizada por meio da Química Forense, trazendo esta Ciência para a sala de aula e que coadjuva para despertar o interesse e por sua vez a construção do conhecimento por parte do aluno. Acredita-se que esse produto educacional possa contribuir para um ensino de Química Orgânica mais significativo por meio da contextualização da Química Forense aliada a uma UEPS, mediada por tecnologias digitais. Nesse sentido, também se acredita que possa vir a facilitar a mediação do professor que vislumbra um processo de ensino e aprendizagem mais contextualizado e interativo. Este material foi desenvolvido visando ser de fácil compreensão e utilização por professores de Química do ensino médio. Ele está disponível de forma livre e online para os professores que almejarem utilizar na íntegra ou em partes, modificando ou adaptando-o de acordo com os objetivos educacionais. Salienta-se que esse material didático foi aplicado em uma turma de terceiro ano de uma escola pública estadual no interior do Rio Grande do Sul e um breve relato encontra-se no capítulo intitulado “considerações finais”.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3.222 Kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Química Orgânicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCiência Forensept_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias Digitaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFunções Orgânicaspt_BR
Título: dc.titleAs Funções Orgânicas na Química Forense: Uma UEPS mediada por tecnologias digitaispt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto educacional vinculado a dissertação de mestrado profissionalpt_BR
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