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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ANJOS, RODOLFO CABRAL DOS | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-08-17T12:25:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-08-17T12:25:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | UFPR-RodolfoCabral-Turma2018-2020.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602134 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação é o resultado da pesquisa que desenvolvemos durante o curso Mestrado Profissional em Filosofia, na linha de pesquisa filosofia e ensino, para a obtenção do grau de mestre. O objetivo geral deste trabalho é analisar as potencialidades presentes na teoria habermasiana do agir comunicativo de promover um ensino emancipatório de filosofia. Este, diferentemente da proposta idealista kantiana, centrada nos imperativos categóricos e apriori do sujeito, propõe-se a posteriori, por via dialógica, levar a um consenso racionalmente motivado. Participaram desta pesquisa, em sua aplicação prática, 28 (vinte e oito) alunos entre 17 e 18 anos, que compunham uma turma de terceiro ano, do curso de educação profissional técnica de nível médio da UTFPR. Recorremos a questionários e entrevistas com grupos focais antes e depois da nossa intervenção prática, a fim de conseguirmos mensurar a nossa hipótese, a saber: o quanto a teoria habermasiana, seja enquanto referencial teórico presente no currículo, seja enquanto teoria que ilumina a prática docente, auxilia em uma maior autonomia ante uma percepção crítica da sociedade. Percebemos, com a ajuda de critérios pré-estabelecidos, que o apelo provocado por uma racionalidade comunicativa nos moldes habermasianos nos alunos amplia tanto quantitativamente, quanto e sobretudo qualitativamente a sua formação da vontade e consequentemente, dando-lhes mais autonomia de análise e posicionamento. Aqui pretende-se apontar para novas possibilidades de abordar a relação ensino/aprendizagem e emancipação, partindo de uma racionalidade comunicativa, e não encerrar um debate que ecoa no horizonte do ensino de filosofia no Brasil há tantos anos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.2Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Agir Comunicativo. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Emancipação. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de filosofia. | pt_BR |
Título: dc.title | TEORIA DO AGIR COMUNICATIVO E NOVAS PERSPECTIVAS DE ENSINO/APRENDIZAGEM: FILOSOFIA E EMANCIPAÇÃO NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
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UFPR-RodolfoCabral-Turma2018-2020.pdf | 1,16 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/602134/2/UFPR-RodolfoCabral-Turma2018-2020.pdfDownload |
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