TEORIA DO AGIR COMUNICATIVO E NOVAS PERSPECTIVAS DE ENSINO/APRENDIZAGEM: FILOSOFIA E EMANCIPAÇÃO NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorANJOS, RODOLFO CABRAL DOS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-08-17T12:25:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-08-17T12:25:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-
identificador: dc.identifier.otherUFPR-RodolfoCabral-Turma2018-2020.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602134-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação é o resultado da pesquisa que desenvolvemos durante o curso Mestrado Profissional em Filosofia, na linha de pesquisa filosofia e ensino, para a obtenção do grau de mestre. O objetivo geral deste trabalho é analisar as potencialidades presentes na teoria habermasiana do agir comunicativo de promover um ensino emancipatório de filosofia. Este, diferentemente da proposta idealista kantiana, centrada nos imperativos categóricos e apriori do sujeito, propõe-se a posteriori, por via dialógica, levar a um consenso racionalmente motivado. Participaram desta pesquisa, em sua aplicação prática, 28 (vinte e oito) alunos entre 17 e 18 anos, que compunham uma turma de terceiro ano, do curso de educação profissional técnica de nível médio da UTFPR. Recorremos a questionários e entrevistas com grupos focais antes e depois da nossa intervenção prática, a fim de conseguirmos mensurar a nossa hipótese, a saber: o quanto a teoria habermasiana, seja enquanto referencial teórico presente no currículo, seja enquanto teoria que ilumina a prática docente, auxilia em uma maior autonomia ante uma percepção crítica da sociedade. Percebemos, com a ajuda de critérios pré-estabelecidos, que o apelo provocado por uma racionalidade comunicativa nos moldes habermasianos nos alunos amplia tanto quantitativamente, quanto e sobretudo qualitativamente a sua formação da vontade e consequentemente, dando-lhes mais autonomia de análise e posicionamento. Aqui pretende-se apontar para novas possibilidades de abordar a relação ensino/aprendizagem e emancipação, partindo de uma racionalidade comunicativa, e não encerrar um debate que ecoa no horizonte do ensino de filosofia no Brasil há tantos anos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.2Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAgir Comunicativo.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEmancipação.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de filosofia.pt_BR
Título: dc.titleTEORIA DO AGIR COMUNICATIVO E NOVAS PERSPECTIVAS DE ENSINO/APRENDIZAGEM: FILOSOFIA E EMANCIPAÇÃO NO ENSINO MÉDIO TÉCNICOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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