Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SCHUARTZ, PAULA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-08-17T12:18:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-08-17T12:18:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06 | - |
identificador: dc.identifier.other | UFPR-PaulaSchuartz-Turma2018-2020.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602128 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O estudo acerca do Ensino de Filosofia a partir de textos de Rousseau visa à fundamentação teórica e prática do uso dos textos de filosofia na sala de aula para estudantes do ensino médio, utilizando textos especificamente do filósofo mencionado. Na realização da prática, utilizou-se as metodologias ativas, em especial a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Para tal, o trabalho se divide em três etapas. Na primeira etapa, avaliam-se os textos filosóficos de Rousseau como uma metodologia de ensino e qual o seu lugar nas aulas de filosofia, e as metodologias ativas como caminho. A segunda etapa se trata das teorias de Rousseau, ou seja, o que o filósofo indica e como se podem interpretar seus conceitos, bem como a maneira como estes textos e temáticas trazidas pelo autor poderão se relacionar com a ética e com os conteúdos de filosofia para estudantes do ensino médio. E, por fim, na terceira parte a estrutura das aulas utilizando textos de Rousseau através da ABP, a sequenciação didática, a aplicação e os resultados práticos da pesquisa. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Rousseau | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Textos Filosóficos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia. | pt_BR |
Título: dc.title | ENSINO DE FILOSOFIA COM TEXTOS DE ROUSSEAU: UMA POSSIBILIDADE A PARTIR DE METODOLOGIAS ATIVAS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
UFPR-PaulaSchuartz-Turma2018-2020.pdf | 646.1 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/602128/2/UFPR-PaulaSchuartz-Turma2018-2020.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons