ENSINO DE FILOSOFIA COM TEXTOS DE ROUSSEAU: UMA POSSIBILIDADE A PARTIR DE METODOLOGIAS ATIVAS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSCHUARTZ, PAULA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-08-17T12:18:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-08-17T12:18:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-
identificador: dc.identifier.otherUFPR-PaulaSchuartz-Turma2018-2020.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602128-
Resumo: dc.description.abstractO estudo acerca do Ensino de Filosofia a partir de textos de Rousseau visa à fundamentação teórica e prática do uso dos textos de filosofia na sala de aula para estudantes do ensino médio, utilizando textos especificamente do filósofo mencionado. Na realização da prática, utilizou-se as metodologias ativas, em especial a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Para tal, o trabalho se divide em três etapas. Na primeira etapa, avaliam-se os textos filosóficos de Rousseau como uma metodologia de ensino e qual o seu lugar nas aulas de filosofia, e as metodologias ativas como caminho. A segunda etapa se trata das teorias de Rousseau, ou seja, o que o filósofo indica e como se podem interpretar seus conceitos, bem como a maneira como estes textos e temáticas trazidas pelo autor poderão se relacionar com a ética e com os conteúdos de filosofia para estudantes do ensino médio. E, por fim, na terceira parte a estrutura das aulas utilizando textos de Rousseau através da ABP, a sequenciação didática, a aplicação e os resultados práticos da pesquisa.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Filosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRousseaupt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTextos Filosóficospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia.pt_BR
Título: dc.titleENSINO DE FILOSOFIA COM TEXTOS DE ROUSSEAU: UMA POSSIBILIDADE A PARTIR DE METODOLOGIAS ATIVASpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFilo


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons