NOVAS TECNOLOGIAS E O ENSINO DE FILOSOFIA: UMA ANÁLISE SIMONDONIANA DOS SMARTPHONES E DO APLICATIVO WHATSAPP.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorWEFFORT, PATRÍCIA MARIA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-08-17T12:11:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-08-17T12:11:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-
identificador: dc.identifier.otherUFPR-PatriciaWeffort-Turma2018-2020pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602127-
Resumo: dc.description.abstractEste estudo parte de experiências e observações como professora regente na educação básica em escolas públicas paranaenses, na cidade de Londrina, especialmente nas aulas de Filosofia no Ensino Médio regular, no que tange à utilização dos dispositivos de comunicação - smartphones e o aplicativo WhatsApp - durante as aulas, na maioria das vezes, sem finalidade didática e ou pedagógica. Percebemos nos relatos e nos hábitos comunicativos dos estudantes um demasiado encantamento por esses objetos técnicos, porém sem, de fato, conhecê-los tecnicamente. Propomos, então, uma tomada de consciência destes objetos técnicos aos moldes da filosofia de Gilbert Simondon, que perpassa por um modelo de educação para a técnica, a fim de combater a alienação tecnológica que, segundo o filósofo, é fruto do desconhecimento da máquina. E, ao mesmo tempo, apresentamos uma proposta pedagógica que visa ao uso didático desses equipamentos e do aplicativo WhatsApp, por meio do ensino híbrido, nas aulas de Filosofia no Ensino Médio.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5.4Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectGilbert Simondonpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFilosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSmartphonept_BR
Palavras-chave: dc.subjectWhatsApppt_BR
Título: dc.titleNOVAS TECNOLOGIAS E O ENSINO DE FILOSOFIA: UMA ANÁLISE SIMONDONIANA DOS SMARTPHONES E DO APLICATIVO WHATSAPP.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFilo


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons