A RELAÇÃO ENTRE O IMPULSO LÚDICO EM SCHILLER E A PRODUÇÃO FILOSÓFICA NO ENSINO MÉDIO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorROSA, LEILA ATHAIDES DA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-08-17T12:07:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-08-17T12:07:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-
identificador: dc.identifier.otherUFPR-LeilaAthaides-Turma2017-2019pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602126-
Resumo: dc.description.abstractNeste trabalho, procuramos desenvolver um método de ensino e aprendizagem de filosofia no Ensino Médio que desperte a curiosidade e o interesse do estudante, fazendo com que o mesmo assimile melhor o conteúdo da disciplina.O método consistiu no desenvolvimento de atividades lúdicas e artísticas a partir da leitura comentada de um texto clássico de filosofia. A atividade lúdica realizada na pesquisa foi o trabalho com um jogo de tabuleiro, criado a partir do texto kantiano ‘Resposta à Pergunta: O que é o Esclarecimento?’. A atividade artística consistiu na elaboração de histórias em quadrinhos sobre o mesmo tema. A metodologia baseou-se na seguinte hipótese central: a aproximação didática entre a filosofia e atividades não utilitárias com as quais o estudante está previamente familiarizado contribui para despertar seu interesse pela filosofia e para a compreensão dos conteúdos filosóficos. O fundamento teórico utilizado para embasar essa hipótese foi a noção de “educação estética” proposta pelo filósofo alemão Friedrich Schiller, concepção que promove e assimila o uso da arte e de elementos lúdicos no processo pedagógico. Constatou-se que o método proposto é não apenas um meio eficaz de trabalho com textos clássicos de filosofia no Ensino Médio, mas também um instrumento efetivo de promoção do protagonismo do estudante, uma vez que o conduz a uma perspectiva autônoma na aplicação dos conhecimentos filosóficos adquiridos e na disseminação dos mesmos na comunidade escolar em que está inserido.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.4Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFilosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjecttexto clássicopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectlúdicopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectartísticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectmetodologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSchillerpt_BR
Título: dc.titleA RELAÇÃO ENTRE O IMPULSO LÚDICO EM SCHILLER E A PRODUÇÃO FILOSÓFICA NO ENSINO MÉDIOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFilo


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons