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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ROSA, LEILA ATHAIDES DA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-08-17T12:07:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-08-17T12:07:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11 | - |
identificador: dc.identifier.other | UFPR-LeilaAthaides-Turma2017-2019 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602126 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Neste trabalho, procuramos desenvolver um método de ensino e aprendizagem de filosofia no Ensino Médio que desperte a curiosidade e o interesse do estudante, fazendo com que o mesmo assimile melhor o conteúdo da disciplina.O método consistiu no desenvolvimento de atividades lúdicas e artísticas a partir da leitura comentada de um texto clássico de filosofia. A atividade lúdica realizada na pesquisa foi o trabalho com um jogo de tabuleiro, criado a partir do texto kantiano ‘Resposta à Pergunta: O que é o Esclarecimento?’. A atividade artística consistiu na elaboração de histórias em quadrinhos sobre o mesmo tema. A metodologia baseou-se na seguinte hipótese central: a aproximação didática entre a filosofia e atividades não utilitárias com as quais o estudante está previamente familiarizado contribui para despertar seu interesse pela filosofia e para a compreensão dos conteúdos filosóficos. O fundamento teórico utilizado para embasar essa hipótese foi a noção de “educação estética” proposta pelo filósofo alemão Friedrich Schiller, concepção que promove e assimila o uso da arte e de elementos lúdicos no processo pedagógico. Constatou-se que o método proposto é não apenas um meio eficaz de trabalho com textos clássicos de filosofia no Ensino Médio, mas também um instrumento efetivo de promoção do protagonismo do estudante, uma vez que o conduz a uma perspectiva autônoma na aplicação dos conhecimentos filosóficos adquiridos e na disseminação dos mesmos na comunidade escolar em que está inserido. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.4Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | texto clássico | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | lúdico | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | artístico | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | metodologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Schiller | pt_BR |
Título: dc.title | A RELAÇÃO ENTRE O IMPULSO LÚDICO EM SCHILLER E A PRODUÇÃO FILOSÓFICA NO ENSINO MÉDIO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
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UFPR-LeilaAthaides-Turma2017-2019.pdf | 1,41 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/602126/2/UFPR-LeilaAthaides-Turma2017-2019.pdfDownload |
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