Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, JHONES ROBERTO DA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-08-17T11:53:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-08-17T11:53:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06 | - |
identificador: dc.identifier.other | UFPR-JhonesRoberto-Turma2017-2019 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602125 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O objetivo da dissertação é o desenvolvimento formal e conceitual de um método didático que visa a utilização sistemática de mitos para introduzir temas e discussões filosóficas no ensino médio. A partir de experiências práticas, buscamos avaliar a receptividade dos jovens quanto a certos mitos e personagens míticos que são capazes de introduzir e fomentar discussões filosóficas importantes. O objetivo é aumentar o envolvimento dos alunos com a filosofia por meio de métodos didáticos, que contemplem o uso de mitologias na abordagem de temas filosóficos, especialmente a greco-romana. Os personagens míticos refletem arquétipos comuns da humanidade, por se verem às voltas com conflitos humanos ou dilemas morais com os quais muitas vezes o jovem adolescente se identifica. São inúmeros os exemplos úteis para serem utilizados em sala de aula: comparações entre os dilemas dos personagens homéricos e as questões morais, éticas e políticas; entre as cosmologias das mais diversas mitologias e as questões metafísicas e ontológicas, que levam a excelentes resultados pedagógicos. O público-alvo específico são estudantes do Ensino Médio, o que não significa que as atividades não possam ser replicadas em outros níveis educacionais. Com o propósito de despertar o interesse dos alunos, pretende-se apresentar os temas filosóficos a partir de exemplos clássicos das mitologias antigas a partir de um método didático que contemple diferentes áreas do conhecimento filosófico e seus representantes mais proeminentes, relacionando suas principais discussões a circunstâncias peculiares referentes a certos personagens e narrativas de modo que possam ser significativamente utilizados como referências para a reflexão filosófica contemporânea. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3.2Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia de ensino de filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | método didático; | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | mitologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | mito e filosofia; | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de filosofia | pt_BR |
Título: dc.title | NARRATIVAS MÍTICAS E ALEGÓRICAS NO ENSINO DE FILOSOFIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
UFPR-JhonesRoberto-Turma2017-2019..pdf | 3,23 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/602125/2/UFPR-JhonesRoberto-Turma2017-2019..pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons