
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, JHONES ROBERTO DA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-08-17T11:53:30Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-08-17T11:53:30Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-06 | - |
| identificador: dc.identifier.other | UFPR-JhonesRoberto-Turma2017-2019 | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602125 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O objetivo da dissertação é o desenvolvimento formal e conceitual de um método didático que visa a utilização sistemática de mitos para introduzir temas e discussões filosóficas no ensino médio. A partir de experiências práticas, buscamos avaliar a receptividade dos jovens quanto a certos mitos e personagens míticos que são capazes de introduzir e fomentar discussões filosóficas importantes. O objetivo é aumentar o envolvimento dos alunos com a filosofia por meio de métodos didáticos, que contemplem o uso de mitologias na abordagem de temas filosóficos, especialmente a greco-romana. Os personagens míticos refletem arquétipos comuns da humanidade, por se verem às voltas com conflitos humanos ou dilemas morais com os quais muitas vezes o jovem adolescente se identifica. São inúmeros os exemplos úteis para serem utilizados em sala de aula: comparações entre os dilemas dos personagens homéricos e as questões morais, éticas e políticas; entre as cosmologias das mais diversas mitologias e as questões metafísicas e ontológicas, que levam a excelentes resultados pedagógicos. O público-alvo específico são estudantes do Ensino Médio, o que não significa que as atividades não possam ser replicadas em outros níveis educacionais. Com o propósito de despertar o interesse dos alunos, pretende-se apresentar os temas filosóficos a partir de exemplos clássicos das mitologias antigas a partir de um método didático que contemple diferentes áreas do conhecimento filosófico e seus representantes mais proeminentes, relacionando suas principais discussões a circunstâncias peculiares referentes a certos personagens e narrativas de modo que possam ser significativamente utilizados como referências para a reflexão filosófica contemporânea. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 3.2Mb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Metodologia de ensino de filosofia | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | método didático; | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | mitologia | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | mito e filosofia; | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | ensino de filosofia | pt_BR |
| Título: dc.title | NARRATIVAS MÍTICAS E ALEGÓRICAS NO ENSINO DE FILOSOFIA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais PROF-Filo | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| UFPR-JhonesRoberto-Turma2017-2019..pdf | 3,23 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/602125/2/UFPR-JhonesRoberto-Turma2017-2019..pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons