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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | BAGATINI, ANDRÉ | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-08-16T18:42:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-08-16T18:42:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06 | - |
identificador: dc.identifier.other | UFPR-AndreBagatini-Turma2017-2019 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602116 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação versa sobre uma reflexão teórica e uma aplicação prática- metodológica de ensino de filosofia em nível médio a partir de Merleau-Ponty. Muito se debate sobre o papel da história da filosofia na filosofia e no seu ensino e consequentemente sobre a leitura e a interpretação da mesma. Tanto na academia quanto no ensino médio a leitura tem um papel fundamental. Assim, a questão sobre a metodologia de leitura, metodologia de interpretação de textos, em suma, a questão sobre a forma de lê-los se faz presente na prática do ensino e na reflexão sobre o mesmo. Em Merleau-Ponty, a partir da reflexão sobre a relação entre a filosofia e a história, fundamentamos aqui e aplicamos em sala de aula uma abordagem de leitura caracterizada como esforço para manutenção de um “difícil equilíbrio” entre diferentes pares de opostos complementares: diferentes ângulos de leitura, o explícito e o impensado de um texto e o ponto de vista do autor e o do leitor. Partindo do pressuposto de leitura como “difícil equilíbrio”, a partir da leitura e do debate com os alunos das Conversas de Merleau-Ponty, notadamente a primeira e a segunda, verificamos tanto a possibilidade e efetividade quanto limitações e críticas dessa abordagem. Trata-se de refletir sobre a prática partindo de um pressuposto teórico metodológico específico. Reflexão e aplicação nossa de uma metodologia de leitura e reflexão de textos filosóficos para e com os alunos como o esforço de reflexão em outrem; como a manutenção de um “difícil equilíbrio” entre o leitor e o texto lido, entre o ponto de vista do autor e o ponto de vista do leitor; em suma, a leitura como algo que acontece “em meio” a algo, numa relação permanente de circularidade e novidade. Na medida em que os textos são lidos, são interpretados em meio ao ponto de vista do leitor, fazendo com que cada nova leitura signifique como que um novo começo para o pensamento, a partir do campo de horizontes de cada lugar, tempo e corpo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4 Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Merleau-Ponty | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura | pt_BR |
Título: dc.title | MERLEAU-PONTY E A LEITURA NO ENSINO DE FILOSOFIA - MANUTENÇÃO DE UM “DIFÍCIL EQUILÍBRIO” | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
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UFPR-AndreBagatini-Turma2017-2019.pdf | 4,2 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/602116/1/UFPR-AndreBagatini-Turma2017-2019.pdfDownload |
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