Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | RUTHES, RICARDO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-08-16T18:20:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-08-16T18:20:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06 | - |
identificador: dc.identifier.other | UFPR-RicardoRuthes-Turma-2017-2019.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602115 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O trabalho aqui apresentado tem por finalidade promover uma análise do debate utilizado como um meio pedagógico dentro do ambiente escolar. Tal análise pleiteia observar se esta metodologia produz influência positiva no aprendizado do aluno, acerca de temas filosóficos, através de um experimento prático que leve a conclusões sobre a questão norteadora. Porém, para tal fim, se faz necessária a construção de um conceito possível de debate, definido como uma construção linguística, e assumindo a linguagem como sendo fruto de um complexo físico – psíquico - fisiológico e social, portanto dialógico. O debate é caracterizado por ser um gênero do discurso que ocorre quando, em um meio social especifico, dois ou mais enunciados, de campos ideológicos distintos, entram em conflito. Munido deste conceito, parte-se para o planejamento e execução de um experimento prático de debate, realizado com uma turma de alunos do primeiro ano de ensino médio, que permitiu, através da análise das avaliações produzidas pelos educandos, concluir que o debate mostrou-se um instrumento valioso para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. Isto se deve porque permite ao aluno a revisão de suas perspectivas sobre o tema abordado, por promover uma melhora gradativa na complexidade argumentativa e, também, por representar uma forma diferenciada para a aquisição de novos conhecimentos, podendo inclusive ser utilizado de inúmeras formas e com uma grande gama de temáticas | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 22 Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Debate | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Meio pedagógico | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | pt_BR |
Título: dc.title | A construção do debate em sala de aula | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
UFPR-RicardoRuthes-Turma-2017-2019.pdf | 22,23 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/602115/1/UFPR-RicardoRuthes-Turma-2017-2019.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: