A construção do debate em sala de aula

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRUTHES, RICARDO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-08-16T18:20:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-08-16T18:20:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-
identificador: dc.identifier.otherUFPR-RicardoRuthes-Turma-2017-2019.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602115-
Resumo: dc.description.abstractO trabalho aqui apresentado tem por finalidade promover uma análise do debate utilizado como um meio pedagógico dentro do ambiente escolar. Tal análise pleiteia observar se esta metodologia produz influência positiva no aprendizado do aluno, acerca de temas filosóficos, através de um experimento prático que leve a conclusões sobre a questão norteadora. Porém, para tal fim, se faz necessária a construção de um conceito possível de debate, definido como uma construção linguística, e assumindo a linguagem como sendo fruto de um complexo físico – psíquico - fisiológico e social, portanto dialógico. O debate é caracterizado por ser um gênero do discurso que ocorre quando, em um meio social especifico, dois ou mais enunciados, de campos ideológicos distintos, entram em conflito. Munido deste conceito, parte-se para o planejamento e execução de um experimento prático de debate, realizado com uma turma de alunos do primeiro ano de ensino médio, que permitiu, através da análise das avaliações produzidas pelos educandos, concluir que o debate mostrou-se um instrumento valioso para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. Isto se deve porque permite ao aluno a revisão de suas perspectivas sobre o tema abordado, por promover uma melhora gradativa na complexidade argumentativa e, também, por representar uma forma diferenciada para a aquisição de novos conhecimentos, podendo inclusive ser utilizado de inúmeras formas e com uma grande gama de temáticaspt_BR
Tamanho: dc.format.extent22 Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDebatept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMeio pedagógicopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFilosofiapt_BR
Título: dc.titleA construção do debate em sala de aulapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFilo