Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | LAUBE, LEANDRO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-08-17T12:03:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-08-17T12:03:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06 | - |
identificador: dc.identifier.other | UFPR-LeandroLaube-Turma2018-2020 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602113 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação visa a produção de textos de apoio didático e estratégias de abordagem em aula que ofereçam alternativas a professores e professoras que pretendam levar discussões relativas às questões étnico-raciais às aulas de filosofia do ensino médio, especialmente à EJA. Apresenta como pressupostos a problemática da filosofia africana, a filosofia e seu ensino e a refutação da origem grega dessa área de conhecimento, empregando preferencialmente autorias africanas e brasileiras e concedendo a autores e autoras tradicionais, de matriz europeia, papel auxiliar. Analisa as abordagens oferecidas sobre a origem da filosofia nos livros didáticos do PNLD 2018-2020 e a representatividade negra a partir destes. A intervenção prática acontece no CEAD Polo Poty Lazzarotto, em Curitiba, escola de Educação de Jovens e Adultos da rede pública estadual do Paraná, durante o ano letivo de 2019, e consiste em textos e práticas aplicados em sala de aula, com o objetivo de proporcionar alternativas de leitura e reflexões sobre a invisibilidade negra na história da produção de conhecimento. Completa-se o trabalho com coleta de dados para aferição de resultados obtidos, através da combinação de pesquisa qualitativa e quantitativa. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 17.3Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia africana | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Origem de filosofia | pt_BR |
Título: dc.title | CONTRIBUIÇÕES AFRICANAS PARA O ENSINO DE FILOSOFIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
UFPR-LeandroLaube-Turma2018-2020..pdf | 17,76 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/602113/2/UFPR-LeandroLaube-Turma2018-2020..pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons