MARY WOLLSTONECRAFT E SIMONE DE BEAUVOIR NO ENSINO DE FILOSOFIA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOLIVEIRA, KELLY PEREIRA DE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-08-17T11:58:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-08-17T11:58:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-08-
identificador: dc.identifier.otherUFPR-KellyCristina-Turma2017-2019pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602112-
Resumo: dc.description.abstractA problemática analisada pela filósofa francesa Simone de Beauvoir, sobre a definição de mulher, é levada para o debate em sala de aula com estudantes do 2o ano do Ensino Médio de uma escola pública, sendo intermediada por uma discussão de cunho filosófica-feminista. Essa que é compreendida aqui como uma concepção que contém três elementos imprescindíveis: o resgate da historicidade das filósofas; a revisão do conceito de mulher elaborado por alguns filósofos – sobretudo Rousseau – visto que a filosofia possui em sua sustentação uma base androcêntrica, e; a experiência da singularidade das mulheres que, na maioria das vezes é negada e/ou desconsiderada do âmbito da filosofia. Assim sendo, esse trabalho visa abordar a questão de gênero através do lugar de fala das mulheres, tanto das autoras trabalhadas – Mary Wollstonecraft e Simone de Beauvoir – bem como das estudantes meninas nos debates, e dos estudantes meninos ao vivenciarem um olhar feminista-filosófico. Nesse sentido, proporciona-se um espaço de reflexão de cunho feminista, juntamente com o olhar filosófico das autoras que, assim como Beauvoir, inova ao pensar o conceito gênero no âmbito da construção social; a inglesa Wollstonecraft não hesita em realizar duras críticas ao sistema educacional feminino defendido pelo filósofo iluminista Jean-Jacques Rousseau – defensor de uma educação sexista. Com o objetivo de proporcionar um movimento dialético nas aulas, juntamente com a contemplação de uma maior organicidade da matéria, as mesmas foram intermediadas pela leitura de fragmentos de textos filosóficos previamente selecionados, tanto das filósofas como do filósofo, mencionados. Com a finalidade de demonstrar que o combate de ideias não traz prejuízo a compreensão das teorias filosóficas, muito pelo contrário, proporciona um espaço de maior reflexão e compreensão dos temas levados à sala de aula. O resultado final “deste projeto” materializa-se em uma produção artística desenvolvida pelos estudantes que, coletivamente, produziram um “livro” sobre as filósofas e suas principais ideias, com o intuito de romper o silêncio, e o silenciamento estabelecido por décadas de uma história androcêntrica de viés patriarcal.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5.7Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectGêneropt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMulherpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFilosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFeminismopt_BR
Título: dc.titleMARY WOLLSTONECRAFT E SIMONE DE BEAUVOIR NO ENSINO DE FILOSOFIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de cursopt_BR
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