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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | OLIVEIRA, KELLY PEREIRA DE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-08-17T11:58:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-08-17T11:58:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-08 | - |
identificador: dc.identifier.other | UFPR-KellyCristina-Turma2017-2019 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602112 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A problemática analisada pela filósofa francesa Simone de Beauvoir, sobre a definição de mulher, é levada para o debate em sala de aula com estudantes do 2o ano do Ensino Médio de uma escola pública, sendo intermediada por uma discussão de cunho filosófica-feminista. Essa que é compreendida aqui como uma concepção que contém três elementos imprescindíveis: o resgate da historicidade das filósofas; a revisão do conceito de mulher elaborado por alguns filósofos – sobretudo Rousseau – visto que a filosofia possui em sua sustentação uma base androcêntrica, e; a experiência da singularidade das mulheres que, na maioria das vezes é negada e/ou desconsiderada do âmbito da filosofia. Assim sendo, esse trabalho visa abordar a questão de gênero através do lugar de fala das mulheres, tanto das autoras trabalhadas – Mary Wollstonecraft e Simone de Beauvoir – bem como das estudantes meninas nos debates, e dos estudantes meninos ao vivenciarem um olhar feminista-filosófico. Nesse sentido, proporciona-se um espaço de reflexão de cunho feminista, juntamente com o olhar filosófico das autoras que, assim como Beauvoir, inova ao pensar o conceito gênero no âmbito da construção social; a inglesa Wollstonecraft não hesita em realizar duras críticas ao sistema educacional feminino defendido pelo filósofo iluminista Jean-Jacques Rousseau – defensor de uma educação sexista. Com o objetivo de proporcionar um movimento dialético nas aulas, juntamente com a contemplação de uma maior organicidade da matéria, as mesmas foram intermediadas pela leitura de fragmentos de textos filosóficos previamente selecionados, tanto das filósofas como do filósofo, mencionados. Com a finalidade de demonstrar que o combate de ideias não traz prejuízo a compreensão das teorias filosóficas, muito pelo contrário, proporciona um espaço de maior reflexão e compreensão dos temas levados à sala de aula. O resultado final “deste projeto” materializa-se em uma produção artística desenvolvida pelos estudantes que, coletivamente, produziram um “livro” sobre as filósofas e suas principais ideias, com o intuito de romper o silêncio, e o silenciamento estabelecido por décadas de uma história androcêntrica de viés patriarcal. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5.7Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Mulher | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Feminismo | pt_BR |
Título: dc.title | MARY WOLLSTONECRAFT E SIMONE DE BEAUVOIR NO ENSINO DE FILOSOFIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
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UFPR-KellyCristina-Turma2017-2019.pdf | 5,71 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/602112/2/UFPR-KellyCristina-Turma2017-2019.pdfDownload |
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