A LIBERDADE EM QUESTÃO NA REALIDADE DOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCANTON, FRANKE JOSÉ-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-08-17T11:49:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-08-17T11:49:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-
identificador: dc.identifier.otherUFPR-FrankeCanton-Turma2018-2020pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602111-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho propõe um estudo filosófico em torno da questão da liberdade na realidade dos jovens do Ensino Médio ao partir do mundo concreto, do cotidiano dos estudantes. Para isso, buscará uma investigação filosófica a partir de alguns textos selecionados do filósofo Jean- Paul Sartre e o conceito de liberdade absoluta em suas principais obras O ser e o nada e O existencialismo é um humanismo. A partir dessa análise, podemos notar que o conceito de liberdade incondicional não exclui, de modo algum, a forma como a existência humana comporta certos dados, certas situações-limites, obstáculos, resistências, tais como, o lugar, o passado, imprevistos de nossos arredores, as relações com o próximo, a morte entre outras significações que mantemos com o mundo e com outros seres humanos, os quais parecem, à primeira vista, um claro impedimento para a ideia de uma liberdade absoluta. Sartre considera que o homem não nasce pronto, que há sempre a possibilidade de construir-se e reconstruir-se, pois não possui uma essência, uma natureza que o define previamente. Assim, ao afirmar que o ser humano se define por sua existência e por tudo aquilo que ele fizer de si mesmo, dentro das mais diversas situações e condições, mesmo as mais adversas, Sartre fundamenta uma ética da responsabilidade na qual o ser humano não é apenas responsável por si mas por toda humanidade. O objetivo é mostrar que a definição de liberdade implica em pensar o ser humano em seu mundo prático, ou seja, o conceito de liberdade absoluta não consiste num pensamento desconectado do mundo concreto, mas do homem em seu cotidiano, no modo como o homem direciona suas escolhas, em sua ação, na forma como ele se projeta em direção a um conjunto de determinações seja para confrontá-las seja para resignar-se, pois conformar-se ou lutar contra toda forma de obstáculo é uma decisão livre. O encaminhamento metodológico proporciona ao estudante não só uma reflexão sobre grandes questões éticas mas também sobre aqueles acontecimentos que marcam o dia a dia, os pequenos fatos, mesmo que pareçam insignificantes. Nesse sentido, espera-se que o estudante desenvolva não somente uma compreensão do texto filosófico em seus elementos internos, mas uma consciência crítica da realidade social, cultural e política em que vivem, uma atitude responsável, ao mesmo tempo filosófica e social, de luta contra toda forma de conformação, preconceito, falta de reflexão e toda forma de determinismo absoluto que nega a possibilidade da liberdade humana.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1 Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectLiberdadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectO lugarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectO passadopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectOs arredorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectOs outrospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectResponsabilidadept_BR
Título: dc.titleA LIBERDADE EM QUESTÃO NA REALIDADE DOS JOVENS DO ENSINO MÉDIOpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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