EXPERIÊNCIA PERCEPTIVA E MÉTODO FILOSÓFICO SEGUNDO MERLEAU- PONTY: UMA PROPOSTA DIDATICA PARA O ENSINO DE FILOSOFIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSOUZA, DÉBORA CRISTINA MARTINS DE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-08-16T20:02:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-08-16T20:02:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-
identificador: dc.identifier.otherUFPR-DeboraCristina-Turma2017-2019pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602109-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho teve em vista utilizar a abordagem fenomenológica de Merleau-Ponty principalmente exposta na obra Fenomenologia da Percepção a fim de desvelar instrumentos teórico/filosóficos e metodológicos para o ensino de Filosofia. A constituição do projeto deu- se a partir de pesquisa, análise, coleta de materiais, seleção e escolha de textos e de instrumentos didáticos, aplicação das aulas e avaliação dos resultados. As ações foram aplicadas com o objetivo de analisar a possibilidade de se ensinar o método fenomenológico nas aulas de Filosofia no ensino médio, bem como de levantar algumas reflexões e ponderações sobre metodologia e a concepção de ensino de Filosofia. Para pensar a respeito da metodologia, outras obras também se fizeram importantes: Metodologia Filosófica de Dominique Folscheid e Jean-Jacques Wunenburg e Filosofia ensinar e aprender de Sônia Campaner. Todavia, o pensamento de Merleau-Ponty caracterizou o eixo central de todo o projeto, mediante a concepção do filósofo do que consiste a prática da Filosofia bem como do seu papel. A escolha do referencial teórico para a aplicação das aulas se deve à abordagem da experiência nos termos de Merleau-Ponty, visto que nela a Filosofia se apresenta como tributária. Na concepção do autor o pensamento filosófico se desvela pelo impensado e de forma indireta, ou seja, não apenas a partir da história da Filosofia, mas das produções artísticas, científicas e culturais do ser humano. A partir deste trabalho indireto do pensamento filosófico Merleau-Ponty delineia que a Filosofia é um alargamento da experiência que possibilita ampliar nossa visão de mundo e da experiência, tema central dos planejamentos e aplicações práticas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3 Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFilosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFenomenologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectExperiênciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Título: dc.titleEXPERIÊNCIA PERCEPTIVA E MÉTODO FILOSÓFICO SEGUNDO MERLEAU- PONTY: UMA PROPOSTA DIDATICA PARA O ENSINO DE FILOSOFIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFilo


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons