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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SOUZA, DÉBORA CRISTINA MARTINS DE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-08-16T20:02:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-08-16T20:02:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06 | - |
identificador: dc.identifier.other | UFPR-DeboraCristina-Turma2017-2019 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602109 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho teve em vista utilizar a abordagem fenomenológica de Merleau-Ponty principalmente exposta na obra Fenomenologia da Percepção a fim de desvelar instrumentos teórico/filosóficos e metodológicos para o ensino de Filosofia. A constituição do projeto deu- se a partir de pesquisa, análise, coleta de materiais, seleção e escolha de textos e de instrumentos didáticos, aplicação das aulas e avaliação dos resultados. As ações foram aplicadas com o objetivo de analisar a possibilidade de se ensinar o método fenomenológico nas aulas de Filosofia no ensino médio, bem como de levantar algumas reflexões e ponderações sobre metodologia e a concepção de ensino de Filosofia. Para pensar a respeito da metodologia, outras obras também se fizeram importantes: Metodologia Filosófica de Dominique Folscheid e Jean-Jacques Wunenburg e Filosofia ensinar e aprender de Sônia Campaner. Todavia, o pensamento de Merleau-Ponty caracterizou o eixo central de todo o projeto, mediante a concepção do filósofo do que consiste a prática da Filosofia bem como do seu papel. A escolha do referencial teórico para a aplicação das aulas se deve à abordagem da experiência nos termos de Merleau-Ponty, visto que nela a Filosofia se apresenta como tributária. Na concepção do autor o pensamento filosófico se desvela pelo impensado e de forma indireta, ou seja, não apenas a partir da história da Filosofia, mas das produções artísticas, científicas e culturais do ser humano. A partir deste trabalho indireto do pensamento filosófico Merleau-Ponty delineia que a Filosofia é um alargamento da experiência que possibilita ampliar nossa visão de mundo e da experiência, tema central dos planejamentos e aplicações práticas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3 Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Fenomenologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Experiência | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Título: dc.title | EXPERIÊNCIA PERCEPTIVA E MÉTODO FILOSÓFICO SEGUNDO MERLEAU- PONTY: UMA PROPOSTA DIDATICA PARA O ENSINO DE FILOSOFIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
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UFPR-DeboraCristina-Turma2017-2019.pdf | 2,99 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/602109/2/UFPR-DeboraCristina-Turma2017-2019.pdfDownload |
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