
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | SOUZA, DÉBORA CRISTINA MARTINS DE | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-08-16T20:02:22Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-08-16T20:02:22Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-06 | - |
| identificador: dc.identifier.other | UFPR-DeboraCristina-Turma2017-2019 | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602109 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho teve em vista utilizar a abordagem fenomenológica de Merleau-Ponty principalmente exposta na obra Fenomenologia da Percepção a fim de desvelar instrumentos teórico/filosóficos e metodológicos para o ensino de Filosofia. A constituição do projeto deu- se a partir de pesquisa, análise, coleta de materiais, seleção e escolha de textos e de instrumentos didáticos, aplicação das aulas e avaliação dos resultados. As ações foram aplicadas com o objetivo de analisar a possibilidade de se ensinar o método fenomenológico nas aulas de Filosofia no ensino médio, bem como de levantar algumas reflexões e ponderações sobre metodologia e a concepção de ensino de Filosofia. Para pensar a respeito da metodologia, outras obras também se fizeram importantes: Metodologia Filosófica de Dominique Folscheid e Jean-Jacques Wunenburg e Filosofia ensinar e aprender de Sônia Campaner. Todavia, o pensamento de Merleau-Ponty caracterizou o eixo central de todo o projeto, mediante a concepção do filósofo do que consiste a prática da Filosofia bem como do seu papel. A escolha do referencial teórico para a aplicação das aulas se deve à abordagem da experiência nos termos de Merleau-Ponty, visto que nela a Filosofia se apresenta como tributária. Na concepção do autor o pensamento filosófico se desvela pelo impensado e de forma indireta, ou seja, não apenas a partir da história da Filosofia, mas das produções artísticas, científicas e culturais do ser humano. A partir deste trabalho indireto do pensamento filosófico Merleau-Ponty delineia que a Filosofia é um alargamento da experiência que possibilita ampliar nossa visão de mundo e da experiência, tema central dos planejamentos e aplicações práticas. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 3 Mb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Fenomenologia | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Experiência | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
| Título: dc.title | EXPERIÊNCIA PERCEPTIVA E MÉTODO FILOSÓFICO SEGUNDO MERLEAU- PONTY: UMA PROPOSTA DIDATICA PARA O ENSINO DE FILOSOFIA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais PROF-Filo | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| UFPR-DeboraCristina-Turma2017-2019.pdf | 2,99 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/602109/2/UFPR-DeboraCristina-Turma2017-2019.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons