A EDUCAÇÃO POLÍTICA GREGA COMO INSPIRAÇÃO PARA NOVAS PRÁTICAS DO AGIR POLÍTICO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSOUSA, BRUNO PONTES DE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-08-16T19:57:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-08-16T19:57:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-
identificador: dc.identifier.otherUFPR-BrunoPontes-Turma2017-2019pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602108-
Resumo: dc.description.abstractEste projeto tem como objetivo discutir o ensino de Filosofia por meio de três eixos significativos: sentido, valor e pertinência na vida dos jovens da educação básica, conduzidos por um processo do qual os sujeitos da educação possam se tornar parte e se beneficiar das aprendizagens e reflexões que a filosofia proporciona. Como referencial teórico, a pesquisa recorre ao processo de educação do homem grego como um elemento inspirador, partindo da concepção Homérica de educação e formação de um ideal grego, até o surgimento da teoria política, que encontra seu destaque com o movimento sofista e Sócrates, pois com eles nasce o desejo de descoberta do sentido abstrato da pólis. Os filósofos clássicos, bem como as suas análises sobre justiça, bem comum e democracia, servem de suporte para o aprofundamento filosófico e o desenvolvimento prático deste trabalho. Após tal percurso, busca-se identificar, por meio da estrutura moderna, o desenvolvimento do Estado e o surgimento das instituições democráticas. Concomitantemente à parte teórica, desenvolve-se também com os jovens a elaboração de projetos de lei, visando aproximar o estudante do universo político, despertando nele sentimento de pertença, participação e cidadania. Com a efetivação do projeto Plenarinho, busca-se um espaço de reflexão sobre conceitos significativos à filosofia política, por meio do componente curricular de Filosofia.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.5Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFilosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPlenarinhopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProjetos de Leipt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProtagonismopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectParticipaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCidadaniapt_BR
Título: dc.titleA EDUCAÇÃO POLÍTICA GREGA COMO INSPIRAÇÃO PARA NOVAS PRÁTICAS DO AGIR POLÍTICOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons