Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | GRISON, EVERTON MARCOS | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-08-16T18:11:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-08-16T18:11:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-04 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação-Everton | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602105 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este projeto desenvolve uma ideia de formação que leva em conta o contato dos alunos com os conceitos, a partir de excertos de textos e da produção artística do fanzine, com base nos desenvolvimentos teóricos de Theodor Adorno sobre educação e a teoria da semiformação. Esta fundamentação desdobra-se na elaboração concreta de uma metodologia de leitura dos excertos de textos de filosofia na escola. Levando em conta isso, propicia-se um ambiente de experiência formativa que qualifica a produção dos fanzines, manifestações artísticas que demandam poucos recursos e contribuem para a formação discente. A parte prática do projeto é permeada pelo problema da definição de obra de arte, situado interior do conteúdo estruturante de Estética, na expectativa de que ele proporcione o elo entre a formação por meio dos conceitos, os excertos de textos e a produção de fanzines. Nesse contexto, os fanzines passam a ser vistos como técnica e tema próprio das investigações filosóficas, na medida em que manifestam significativo apelo estético. Desta maneira, projeta-se um aperfeiçoamento da aula de filosofia, mediado tanto por uma experiência formativa, alicercada no contato reflexivo dos discentes com os recortes textuais quanto por uma experiência estética, na qual o discente é confrontado com o desafio da produção e da definição de uma obra, temas fundamentais para o trabalho com a filosofia. Com isso, o discente se torna agente direto da sua formação, enquanto a filosofia converte-se num fator indispensável para este processo formativo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 7.5 Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Conceito | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura de Textos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Fanzine | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Título: dc.title | A leitura de textos e a produção de fanzines como mediações da formação pelo conceito no ensino de filosofia | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
dissertacao-everton.pdf | 7,72 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/602105/1/dissertacao-everton.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: