A leitura de textos e a produção de fanzines como mediações da formação pelo conceito no ensino de filosofia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGRISON, EVERTON MARCOS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-08-16T18:11:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-08-16T18:11:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-
identificador: dc.identifier.otherDissertação-Evertonpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602105-
Resumo: dc.description.abstractEste projeto desenvolve uma ideia de formação que leva em conta o contato dos alunos com os conceitos, a partir de excertos de textos e da produção artística do fanzine, com base nos desenvolvimentos teóricos de Theodor Adorno sobre educação e a teoria da semiformação. Esta fundamentação desdobra-se na elaboração concreta de uma metodologia de leitura dos excertos de textos de filosofia na escola. Levando em conta isso, propicia-se um ambiente de experiência formativa que qualifica a produção dos fanzines, manifestações artísticas que demandam poucos recursos e contribuem para a formação discente. A parte prática do projeto é permeada pelo problema da definição de obra de arte, situado interior do conteúdo estruturante de Estética, na expectativa de que ele proporcione o elo entre a formação por meio dos conceitos, os excertos de textos e a produção de fanzines. Nesse contexto, os fanzines passam a ser vistos como técnica e tema próprio das investigações filosóficas, na medida em que manifestam significativo apelo estético. Desta maneira, projeta-se um aperfeiçoamento da aula de filosofia, mediado tanto por uma experiência formativa, alicercada no contato reflexivo dos discentes com os recortes textuais quanto por uma experiência estética, na qual o discente é confrontado com o desafio da produção e da definição de uma obra, temas fundamentais para o trabalho com a filosofia. Com isso, o discente se torna agente direto da sua formação, enquanto a filosofia converte-se num fator indispensável para este processo formativo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent7.5 Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectConceitopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLeitura de Textospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFanzinept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Título: dc.titleA leitura de textos e a produção de fanzines como mediações da formação pelo conceito no ensino de filosofiapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFilo