Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Acre - UFAC | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Nascimento, Carlos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Itamar | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Sandro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-08-09T13:59:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-08-09T13:59:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-23 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www2.ufac.br/mpecim/menu/dissertacoes/turma-2018/dissertacao-carlos-emanoel-alcides-do-nascimento.pdf/view | - |
identificador: dc.identifier.other | ANÁLISE COMBINATÓRIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE À LUZ DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601934 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa investigou, a partir dos constructos teóricos da Transposição Didática, como a Análise Combinatória se mostra presente nos livros didáticos do Ensino Fundamental. Proposta advinda da seguinte questão de investigação: A Análise Combinatória, já revestida de suas técnicas de contagem, é um objeto novo a ser estudado no Ensino Médio? A partir dessa questão de investigação, tomamos como hipótese que a Análise Combinatória, vista no Ensino Médio, tem um passado já vivenciado pelos alunos. Para responder essa questão de investigação e, portanto, da validação da hipótese, é que buscamos nos livros didáticos do Ensino Fundamental, as noções e conceitos imprescindíveis para a organização do conhecimento abstrato em relação ao pensamento combinatório. Durante a realização desta pesquisa utilizamos duas coleções de livros didáticos de matemática, aprovados, respectivamente pelo PNLD 2019 e PNLD 2020, sendo: a primeira coleção com 5 (cinco) livros dos anos iniciais e a segunda coleção com 4 (quatro) livros dos anos finais do Ensino Fundamental, totalizando 9 (nove) livros didáticos analisados. Utilizamos uma abordagem qualitativa. Adotamos neste trabalho, dada a convergência com os nossos objetivos, uma pesquisa do tipo descritiva e, para a coleta de dados, recorremos à revisão bibliográfica. Com a finalidade de organizar e sistematizar a programabilidade implícita dos dados coletados, utilizamos uma categoria de análise, intitulada Conjuntos e, dela formulamos 23 (vinte e três) subcategorias, as quais nos guiaram por todo o processo de análise dos livros didáticos utilizados. A partir desta investigação podemos inferir que a Análise Combinatória se mostra presente ao longo de todo o Ensino Fundamental, embora revestidas de enunciados distintos da sua formalização no currículo do Ensino Médio, o que caracteriza esse Objeto como transacional. Ao final, apresentaremos um dispositivo didático, em forma de infográfico, chamado de Modelo Transacional Articulador - MTA, onde constam a sistematização dos dados coletados nos livros didáticos do Ensino Fundamental, por série e habilidades da BNCC. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 3,07MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transposição Didática. Livros Didáticos. Análise Combinatória. Ensino Fundamental. BNCC. | - |
Título: dc.title | ANÁLISE COMBINATÓRIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE À LUZ DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação - Carlos Emanoel Alcides do Nascimento.pdf | 3,15 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/601934/2/Dissertação - Carlos Emanoel Alcides do Nascimento.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons