ANÁLISE COMBINATÓRIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE À LUZ DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Acre - UFAC-
Autor(es): dc.contributor.authorNascimento, Carlos-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Itamar-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Sandro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-08-09T13:59:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-08-09T13:59:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www2.ufac.br/mpecim/menu/dissertacoes/turma-2018/dissertacao-carlos-emanoel-alcides-do-nascimento.pdf/view-
identificador: dc.identifier.otherANÁLISE COMBINATÓRIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE À LUZ DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601934-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa investigou, a partir dos constructos teóricos da Transposição Didática, como a Análise Combinatória se mostra presente nos livros didáticos do Ensino Fundamental. Proposta advinda da seguinte questão de investigação: A Análise Combinatória, já revestida de suas técnicas de contagem, é um objeto novo a ser estudado no Ensino Médio? A partir dessa questão de investigação, tomamos como hipótese que a Análise Combinatória, vista no Ensino Médio, tem um passado já vivenciado pelos alunos. Para responder essa questão de investigação e, portanto, da validação da hipótese, é que buscamos nos livros didáticos do Ensino Fundamental, as noções e conceitos imprescindíveis para a organização do conhecimento abstrato em relação ao pensamento combinatório. Durante a realização desta pesquisa utilizamos duas coleções de livros didáticos de matemática, aprovados, respectivamente pelo PNLD 2019 e PNLD 2020, sendo: a primeira coleção com 5 (cinco) livros dos anos iniciais e a segunda coleção com 4 (quatro) livros dos anos finais do Ensino Fundamental, totalizando 9 (nove) livros didáticos analisados. Utilizamos uma abordagem qualitativa. Adotamos neste trabalho, dada a convergência com os nossos objetivos, uma pesquisa do tipo descritiva e, para a coleta de dados, recorremos à revisão bibliográfica. Com a finalidade de organizar e sistematizar a programabilidade implícita dos dados coletados, utilizamos uma categoria de análise, intitulada Conjuntos e, dela formulamos 23 (vinte e três) subcategorias, as quais nos guiaram por todo o processo de análise dos livros didáticos utilizados. A partir desta investigação podemos inferir que a Análise Combinatória se mostra presente ao longo de todo o Ensino Fundamental, embora revestidas de enunciados distintos da sua formalização no currículo do Ensino Médio, o que caracteriza esse Objeto como transacional. Ao final, apresentaremos um dispositivo didático, em forma de infográfico, chamado de Modelo Transacional Articulador - MTA, onde constam a sistematização dos dados coletados nos livros didáticos do Ensino Fundamental, por série e habilidades da BNCC.-
Tamanho: dc.format.extent3,07MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectTransposição Didática. Livros Didáticos. Análise Combinatória. Ensino Fundamental. BNCC.-
Título: dc.titleANÁLISE COMBINATÓRIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE À LUZ DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseMestrado em Ensino de Ciências e Matemática-
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