Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFRGS | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Barbosa, Darléia | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pazinato, Maurícius | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Merlo, Aloir | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-08-04T20:51:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-08-04T20:51:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-21 | - |
identificador: dc.identifier.other | 16aDARLÉIA ALESSANDRA POSSER BARBOZA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601817 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este estudo relata uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional - PROFQUI da UFRGS, que teve como objetivo investigar as habilidades cognitivas desenvolvidas pelos estudantes que participaram de uma sequência de atividades experimentais com enfoque investigativo voltada para o estudo dos conceitos de Química Orgânica no ensino médio. Fundamenta-se na ideia do experimento investigativo como uma atividade diferenciada em termos metodológicos para a construção de novos conhecimentos e desenvolvimento de habilidades de alta ordem cognitiva, . Para isso, foram elaborados três Planos Orientadores que fornecem um passo a passo do planejamento e aplicação de atividades de cunho investigativo. Por intermédio dos Planos Orientadores é possível abordar conceitos químicos, como funções orgânicas (estrutura química e densidade eletrônica), polaridade das moléculas, forças intermoleculares, propriedades físicas e métodos de separação de substâncias em uma mistura. De acordo com a literatura da área, a classificação da proposta investigativa quanto ao nível de exigência cognitiva requerido pelas questões propostas para os alunos é de nível 3 e em relação à participação dos estudantes na execução das atividades experimentais, ou seja, o grau de liberdade, se enquadra na categoria V. Os Planos Orientadores foram desenvolvidos em duas turmas da 3a série do ensino médio no contexto do Ensino Híbrido proposto pelo estado do Rio Grande do Sul, sendo a maior parte das atividades remotas e fornecido suporte para a execução dos experimentos. Os dados desta pesquisa foram coletados através de questionários e relatórios das atividades experimentais. A partir dos resultados obtidos percebem-se indícios do desenvolvimento de habilidades cognitivas de alta ordem, o que pode ter sido favorecido pela participação ativa dos estudantes nas tarefas propostas, bem como pela contextualização dos conceitos químicos com suas vivências a partir das aulas experimentais investigativas. Os resultados apresentados neste trabalho evidenciam que os estudantes analisaram informações, investigaram alternativas para a solução das questões propostas nos experimentos, avaliaram e interpretaram dados experimentais, bem como elaboraram respostas e justificativas embasadas na teoria científica. Assim, os Planos Orientadores proporcionaram abordar a Química Orgânica de uma forma investigativa e podem ser úteis em outros contextos educacionais, que busquem abrir um espaço de diálogo, entre professor e estudante e entre os próprios estudantes, visando o aprofundamento conceitual. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 393 kB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Experimento investigativo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Planos Orientadores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Química Orgânica | pt_BR |
Título: dc.title | DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COGNITIVAS POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DE AULAS EXPERIMENTAIS INVESTIGATIVAS DE QUÍMICA ORGÂNICA NO ENSINO MÉDIO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFQUI | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
16aDARLÉIA ALESSANDRA POSSER BARBOZA-Produto.pdf | 384,26 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/601817/2/16aDARLÉIA ALESSANDRA POSSER BARBOZA-Produto.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons