
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Roraima | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Vontobel, Caroline dos Santos | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Castro, Patricia Macedo de | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Flores, Andréia Silva | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-08-03T18:58:55Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-08-03T18:58:55Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-12 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601794 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A combinação da aprendizagem baseada em um Ensino por Investigação e objetivos de aprendizagem definidos podem promover o Ensino de Ecologia, e daí a Alfabetização Ecológica dos estudantes, de maneira a reforçar o envolvimento efetivo da Ecologia na solução de problemas ambientais. Assim, espera-se que ao longo do tempo haja uma melhoria no debate sobre questões ambientais, que são, em muitos aspectos sociais, políticas e públicas. A cartilha apresenta a proposta de uma Sequência de Ensino por Investigação voltada ao Ensino Médio, objetivando colaborar com os docentes sobre a temática de Ecologia, especificamente os Biomas, dando ênfase ao Bioma do Estado de Roraima (ou do lugar onde vivo). Também busca contribuir com a reflexão para uma mudança da percepção e da postura dos estudantes frente à problemática ambiental, até o reconhecimento das nossas ações cotidianas para a formação de estudantes críticos e reflexivos. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização Ecológica | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | ensino por investigação | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ecologia na Amazônia | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Paradigma Ecológico | pt_BR |
| Título: dc.title | Sequência de Ensino por Investigação para uma Alfabetização Ecológica na Amazônia | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | PPG Ensino | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Produto-Educacional-2019-Caroline-Vontobel.pdf | Sequência | 1,18 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/601794/2/Produto-Educacional-2019-Caroline-Vontobel.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons