Será o Fim da Picada, Extinção de Abelhas: Subsídios para uma Proposta Pedagógica na Educação Profissional e Tecnológica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal Farroupilhapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBettega, Cilene-
Autor(es): dc.contributor.authorAuler, Neiva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-08-03T00:15:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-08-03T00:15:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-26-
identificador: dc.identifier.otherCaderno Pedagógico Digitalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601742-
Resumo: dc.description.abstractA proposta pedagógica do produto educacional, foi estruturada como caderno pedagógico digital, direcionado aos professores. Seu título é “ Será o Fim da Picada, Extinção de Abelhas: Subsídios para uma Proposta Pedagógica na Educação Profissional e Tecnológica”. Na construção do título do produto optamos por incluir uma problematização que fosse provocativa. Isso se deu ao utilizarmos a expressão “será o fim da picada” que é popularmente conhecida por se referir a uma situação problemática que aparentemente não tem solução. “O fim da picada” nesse contexto, tem por finalidade referenciar a possível extinção das abelhas nos permitindo interrogar se com isso será o fim também dos benefícios ecossistêmicos garantidos por seus serviços, será o fim de espécies vegetais, o fim da soberania alimentar, o fim da humanidade? No caderno consta o planejamento de pelo menos 5 aulas distribuídas em 4 módulos, a ver: a) Módulo I- Mortandade das Abelhas; b) Módulo II- Abelhas e reprodução das Plantas; c) Módulo III- Agro é Pop, Agro é Tech Agro é Tudo; d) Módulo IV-Agroecologia é AGRO; As aulas seguem a dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos (DELIZOICOV; ANGOTTI; PERNANBUCO, 2002). Desta forma, o planejamento se estrutura em: Problematização inicial - momento em que se estimula a exposição de conhecimentos por intermédio da problematização de situações reais e aproximadas do contexto dos estudantes. Esse momento permite ao professor a realização de um diagnóstico baseado no que os estudantes sabem e pensam sobre determinado tema ou situação. Organização do conhecimento - ocorre a estruturação e estudo sistemático dos conhecimentos envolvidos na problematização inicial, permitindo que se estabeleça processo de aprendizagem por intermédio de conhecimentos científicos necessários para melhor compreensão dos temas e das situações. Aplicação do conhecimento - propõe a retomada da problematização inicial de forma que os estudantes possam analisar e interpretar diversas situações referentes ao tema ou situação apresentada durante o processo de aprendizagem. As atividades devem proporcionar que sejam utilizados conhecimentos que o estudante foi se apropriando por interlocução do viés científico. Em conjunto com o planejamento das aulas, compõe o caderno pedagógico digital, um material com opções de textos de apoio, vídeos e links para reportagens e artigos na internet, sugestões de avaliação, exemplos de como desenvolver as atividades propostas, sugestões de leituras, entre outras informações.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent26,2MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológica.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo Integradopt_BR
Palavras-chave: dc.subject. Mortandade de abelhas.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPolinização.pt_BR
Título: dc.titleSerá o Fim da Picada, Extinção de Abelhas: Subsídios para uma Proposta Pedagógica na Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons