Patrimônio cultural e educação: uma proposta de caderno temático para as aulas de história da rede municipal de ensino de Sombrio/SC

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorTeles Sabino, Anselmo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-07-26T21:06:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-07-26T21:06:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-
identificador: dc.identifier.otherPatrimônio cultural e educação: uma proposta de caderno temático para as aulas de história da rede municipal de ensino de Sombrio/SCpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601536-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho busca debater a importância de levar a discussão sobre o Patrimônio Cultural para dentro das salas de aula da rede municipal de ensino de Sombrio/SC. O interesse sobre essa temática surgiu da inquietação de que são praticamente inexistentes, iniciativas que trabalhem com esse assunto nas escolas municipais. Para dar conta do desenvolvimento desse tema junto aos (as) alunos (as) dos anos finais do Ensino Fundamental (6º a 9º Ano) e seus (suas) professores (as) de História, foi elaborado um Caderno Temático (Produto Final), intitulado, “O Patrimônio Cultural em Sala De Aula: Educação e Proteção ao Patrimônio Sombriense” e que tem como objetivo principal tentar a sensibilização e a conscientização dos (as) estudantes da importância de proteger, preservar e conservar o Patrimônio Cultural Local. Esta dissertação foi dividida em dois capítulos. O primeiro buscará discutir os conceitos importantes para o entendimento sobre o Patrimônio Cultural, destacando-se os conceitos de História, Memória, Identidade, Patrimônio, Cultura, Patrimônio Cultural, Inventário e Educação para o Patrimônio. Já o segundo será explicado como o Caderno Temático foi desenvolvido. Sobre o Caderno Temático ele foi dividido em quatro capítulos, sendo que cada um deles é composto de textos explicativos, imagens ilustrativas e atividades que buscam fazer que os (as) alunos (as) tenham contato com o mundo da preservação e da conservação do Patrimônio Cultural, e que assim possam se tornar sujeitos de sua própria História e entendedores de sua Identidade e Cultura. Já no segundo capítulo, que tem como título, “Sombrio: Um Pouco de sua História e Cultura”, faz com que os estudantes tenham contato com a História do município. No terceiro capítulo, “Aprendendo Sobre o Patrimônio Cultural” busca-se inserir os (as) alunos (as) e professores (as) nas discussões e estudos sobre o conceito de Patrimônio Cultural. E no quarto e último capítulo, chamado de “Inventariando o Patrimônio Local”, busca-se fazer que os estudantes sejam agentes fazedores da História e protetores do Patrimônio Cultural, os estimulando a fazer um inventário sobre quais os bens que compõem o Patrimônio Cultural Sombriense e quais merecem ser conservados e preservados. A preservação do Patrimônio Cultural se apresenta como algo que pode ser realizado no município e este estudo busca ajudar nessa preservação.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfhistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPatrimônio Culturalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação para o Patrimôniopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSombrio/SCpt_BR
Título: dc.titlePatrimônio cultural e educação: uma proposta de caderno temático para as aulas de história da rede municipal de ensino de Sombrio/SCpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons