Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado de Santa Catarina | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Savedra, Daniel Marcelo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-07-26T20:50:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-07-26T20:50:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
identificador: dc.identifier.other | A História na escola e a escola na História: patrimonio e aprendizagem histórica na Escola Estadual Básica Jerônimo Coelho. Laguna (2017) | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601534 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Nesta dissertação tenho como objetivo pensar como se estabelece a relação entre história escolar e patrimônio, a partir do movimento de patrimonialização da Escola Estadual Básica Jerônimo Coelho em Laguna/SC. Nesse sentido apresento uma discussão sobre a noção de patrimônio a partir das discussões de Nestor Garcia Canclini, de Janice Gonçalves e de Dominique Poulot, para entendermos a polissemia desse termo e a importância de ações educativas para o patrimônio. Como metodologia, na perspectiva da educação histórica, usarei a proposta de unidades temáticas investigativas, apoiados nas discussões de Isabel Barca e Lindamir Zeglin Fernandes. Ainda no campo da Educação histórica essa dissertação está ancorada nas discussões de Maria Auxiliadora Schmidt, Marlene Cainelli, Isabel Barca e Jörn Rüsen. Para o entendimento da história da E. E. B. Jerônimo Coelho usaremos o trabalho de Gladys Teive. A pesquisa foi realizada a partir das atividades desenvolvidas com 38 alunos do 8o e 9o ano do Ensino Fundamental no ano de 2017. Foram planejadas nove aulas que dessem conta da aplicação de uma unidade temática investigativa com seis etapas, iniciadas com uma protonarrativa a partir de questões problemas simuladas, duas aulas expositivas-dialogadas para construções conceituais, duas oficinas relacionadas às discussões das temporalidades e análise dos alunos sobre o patrimônio da E. E. B. Jerônimo Coelho e uma atividade de metacognição. Esta dissertação está organizada em três capítulos: no primeiro se faz um panorama das discussões sobre o campo do patrimônio, os conceitos abordados, a patrimonialização da escola e as ações educativas acerca do patrimônio para formação histórica e para o ensino de história. No segundo capítulo são feitos relatos de duas experiências sobre uso do patrimônio para o ensino de história realizadas no Jerônimo Coelho e a forma como foi organizada e aplicada a unidade temática investigativa sobre o patrimônio e, no último capítulo, apresentamos uma análise das atividades realizadas a partir das protonarrativas, as oficinas realizadas pelos (as) alunos (as)e da metacognição de modo a identificar o processo de aprendizagem histórica dos alunos envolvidos. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Profhistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Patrimônio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação histórica | pt_BR |
Título: dc.title | A História na escola e a escola na História: patrimonio e aprendizagem histórica na Escola Estadual Básica Jerônimo Coelho. Laguna (2017) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
DANIELSAVEDRAPROFHISTORIAUDESC(1).pdf | 2,71 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/601534/2/DANIELSAVEDRAPROFHISTORIAUDESC(1).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons