A História na escola e a escola na História: patrimonio e aprendizagem histórica na Escola Estadual Básica Jerônimo Coelho. Laguna (2017)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSavedra, Daniel Marcelo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-07-26T20:50:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-07-26T20:50:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherA História na escola e a escola na História: patrimonio e aprendizagem histórica na Escola Estadual Básica Jerônimo Coelho. Laguna (2017)pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601534-
Resumo: dc.description.abstractNesta dissertação tenho como objetivo pensar como se estabelece a relação entre história escolar e patrimônio, a partir do movimento de patrimonialização da Escola Estadual Básica Jerônimo Coelho em Laguna/SC. Nesse sentido apresento uma discussão sobre a noção de patrimônio a partir das discussões de Nestor Garcia Canclini, de Janice Gonçalves e de Dominique Poulot, para entendermos a polissemia desse termo e a importância de ações educativas para o patrimônio. Como metodologia, na perspectiva da educação histórica, usarei a proposta de unidades temáticas investigativas, apoiados nas discussões de Isabel Barca e Lindamir Zeglin Fernandes. Ainda no campo da Educação histórica essa dissertação está ancorada nas discussões de Maria Auxiliadora Schmidt, Marlene Cainelli, Isabel Barca e Jörn Rüsen. Para o entendimento da história da E. E. B. Jerônimo Coelho usaremos o trabalho de Gladys Teive. A pesquisa foi realizada a partir das atividades desenvolvidas com 38 alunos do 8o e 9o ano do Ensino Fundamental no ano de 2017. Foram planejadas nove aulas que dessem conta da aplicação de uma unidade temática investigativa com seis etapas, iniciadas com uma protonarrativa a partir de questões problemas simuladas, duas aulas expositivas-dialogadas para construções conceituais, duas oficinas relacionadas às discussões das temporalidades e análise dos alunos sobre o patrimônio da E. E. B. Jerônimo Coelho e uma atividade de metacognição. Esta dissertação está organizada em três capítulos: no primeiro se faz um panorama das discussões sobre o campo do patrimônio, os conceitos abordados, a patrimonialização da escola e as ações educativas acerca do patrimônio para formação histórica e para o ensino de história. No segundo capítulo são feitos relatos de duas experiências sobre uso do patrimônio para o ensino de história realizadas no Jerônimo Coelho e a forma como foi organizada e aplicada a unidade temática investigativa sobre o patrimônio e, no último capítulo, apresentamos uma análise das atividades realizadas a partir das protonarrativas, as oficinas realizadas pelos (as) alunos (as)e da metacognição de modo a identificar o processo de aprendizagem histórica dos alunos envolvidos.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfhistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPatrimôniopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação históricapt_BR
Título: dc.titleA História na escola e a escola na História: patrimonio e aprendizagem histórica na Escola Estadual Básica Jerônimo Coelho. Laguna (2017)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons