Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado de Santa Catarina | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Becker Salomão, Elisabete | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-07-26T19:24:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-07-26T19:24:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | Investigação nas aulas de história: contribuição das fontes históricas na aprendizagem de estudantes do nono ano do Ensino Fundamental | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601524 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação analisa as dimensões do pensamento histórico de um grupo de estudantes do nono ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual, no estado de Santa Catarina. As investigações foram norteadas por perguntas sobre o uso de fontes históricas em sala de aula, com vistas a saber se tais fontes seriam capazes de contribuir para a aprendizagem da História. Como pressuposto teórico, foram utilizados princípios da linha de investigação Educação Histórica, que defende que as fontes históricas podem contribuir para desenvolver a cognição histórica, quando fazem uso de procedimentos voltados para a descoberta da evidência. A metodologia de aulas-oficinas deu sustentação para o desenvolvimento da pesquisa, que explorou a temática da exclusão e das lutas sociais na Primeira República (1889-1930). Os objetivos buscavam entender como os estudantes interpretavam as fontes históricas, além de identificar quais conhecimentos e habilidades cognitivas eles mobilizavam para explicar os problemas propostos. Os dados foram coletados em três fases e períodos diferentes, quando o grupo produziu suas próprias explicações sobre questões voltadas para o tema. O arcabouço documental consiste, assim, de três conjuntos de textos, que foram analisados com base na metodologia de Análise do Conteúdo. A elaboração das categorias de análises, além da referência de pesquisas realizadas no âmbito da cognição situada, contou com suporte da metodologia de Grounded Theory. Os resultados indicam uma tendência para usar os documentos como informação, entendendo que podem dar acesso direto ao passado. As explicações mobilizaram diversos conhecimentos de antes e depois das aulas e do material didático disponibilizado. As habilidades ainda são bastante básicas, como identificar e selecionar. Esta dissertação está estruturada em três capítulos. O primeiro discute as questões teóricas relacionadas à aprendizagem da história com base na linha de investigação cognição histórica e da educação histórica. O segundo trata da metodologia das aulas-oficinas, que descreve as sequências didáticas. O terceiro, por fim, aborda a análises dos dados. Este trabalho tem um caráter propositivo, uma vez que pretende estimular reflexões não apenas sobre as práticas de sala de aula, mas também sobre a metodologia de avaliação baseado nos binômios “certo ou errado”; sugere, ademais, adensar as discussões em torno de questões que envolvem a construção do conhecimento e o desenvolvimento do pensamento histórico de crianças e adolescentes. Como contribuição para o trabalho pedagógico dos professores e professoras no ensino de história fica disponibilizado todo o material didático produzido na pesquisa, bem como aqueles elaborado para a análise dos textos dos estudantes. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Fontes históricas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem histórica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Evidência | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Profhistória | pt_BR |
Título: dc.title | Investigação nas aulas de história: contribuição das fontes históricas na aprendizagem de estudantes do nono ano do Ensino Fundamental | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
ELISABETESALOMÃO-PROFHISTORIAUDESC.pdf | 2,97 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/601524/2/ELISABETESALOMÃO-PROFHISTORIAUDESC.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons