Memórias de uma ilha afro: representatividade e ensino de história nos anos iniciais do Ensino Fundamental

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCeccato do Amaral, Tamelusa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-07-26T20:16:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-07-26T20:16:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-
identificador: dc.identifier.otherMemórias de uma ilha afro: representatividade e ensino de história nos anos iniciais do Ensino Fundamentalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601364-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta para o ensino de história afro- brasileira visando a Educação para as Relações Étnico Raciais nos anos iniciais. Desenvolvida a partir da análise de livros didáticos e documentos orientadores no âmbito da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, esta dissertação aborda algumas questões pertinentes ao ensino de história nos anos iniciais, como o uso de fontes e a importância da história local nesta etapa de ensino. Na análise de livros didáticos, observamos que a representação das populações de origem africana, seja em livros de História distribuídos para todo o país, seja no livro de História Regional, ainda não extrapola a abordagem acerca das experiências destas populações no período da escravidão. Neste sentido, se fez necessária a pesquisa de fontes e produções acadêmicas que pudessem se constituir em referência para elaboração de uma narrativa histórica que aponte formas de viver e estar no mundo em diversos períodos da história de Florianópolis, visando possibilitar o acesso ao conhecimento sob uma perspectiva que aborde as populações de origem africana como sujeitos e agentes da história. Assim, este trabalho foi concebido de forma a reunir em um repositório virtual (https://afromemorias.wixsite.com/apesquisadefrancisco) alguns vestígios da memória destas populações. O site se apresenta em três partes. A primeira, constituída por um livro intitulado A Pesquisa de Francisco, é destinado a estudantes de quarto e quinto ano e tem o intuito de apresentar aos estudantes personagens que viveram em Desterro/Florianópolis, nos séculos XIX e XX. A segunda, apresenta um acervo de fontes variadas, que dizem respeito tanto às/os personagens, quanto ao contexto e às transformações que ocorreram na cidade no século XIX e XX. A terceira, apresenta em uma área para professores, pequenos textos e indicação de leituras que se destinam a ampliar as discussões apresentadas. Pautado na trajetória de seis personagens que viveram em Desterro/Florianópolis entre os séculos XIX e XX, a intenção deste trabalho é possibilitar uma visão mais ampla da presença de africanos e afrodescendentes em diferentes temporalidades, evidenciando aspectos de suas vidas e sua relação com a história da cidade.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfhistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História nos Anos Iniciaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação para as Relações Étnico-Raciaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMemóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRepresentatividadept_BR
Título: dc.titleMemórias de uma ilha afro: representatividade e ensino de história nos anos iniciais do Ensino Fundamentalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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