Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado de Santa Catarina | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ceccato do Amaral, Tamelusa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-07-26T20:16:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-07-26T20:16:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
identificador: dc.identifier.other | Memórias de uma ilha afro: representatividade e ensino de história nos anos iniciais do Ensino Fundamental | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601364 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta para o ensino de história afro- brasileira visando a Educação para as Relações Étnico Raciais nos anos iniciais. Desenvolvida a partir da análise de livros didáticos e documentos orientadores no âmbito da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, esta dissertação aborda algumas questões pertinentes ao ensino de história nos anos iniciais, como o uso de fontes e a importância da história local nesta etapa de ensino. Na análise de livros didáticos, observamos que a representação das populações de origem africana, seja em livros de História distribuídos para todo o país, seja no livro de História Regional, ainda não extrapola a abordagem acerca das experiências destas populações no período da escravidão. Neste sentido, se fez necessária a pesquisa de fontes e produções acadêmicas que pudessem se constituir em referência para elaboração de uma narrativa histórica que aponte formas de viver e estar no mundo em diversos períodos da história de Florianópolis, visando possibilitar o acesso ao conhecimento sob uma perspectiva que aborde as populações de origem africana como sujeitos e agentes da história. Assim, este trabalho foi concebido de forma a reunir em um repositório virtual (https://afromemorias.wixsite.com/apesquisadefrancisco) alguns vestígios da memória destas populações. O site se apresenta em três partes. A primeira, constituída por um livro intitulado A Pesquisa de Francisco, é destinado a estudantes de quarto e quinto ano e tem o intuito de apresentar aos estudantes personagens que viveram em Desterro/Florianópolis, nos séculos XIX e XX. A segunda, apresenta um acervo de fontes variadas, que dizem respeito tanto às/os personagens, quanto ao contexto e às transformações que ocorreram na cidade no século XIX e XX. A terceira, apresenta em uma área para professores, pequenos textos e indicação de leituras que se destinam a ampliar as discussões apresentadas. Pautado na trajetória de seis personagens que viveram em Desterro/Florianópolis entre os séculos XIX e XX, a intenção deste trabalho é possibilitar uma visão mais ampla da presença de africanos e afrodescendentes em diferentes temporalidades, evidenciando aspectos de suas vidas e sua relação com a história da cidade. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Profhistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História nos Anos Iniciais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação para as Relações Étnico-Raciais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Memória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Representatividade | pt_BR |
Título: dc.title | Memórias de uma ilha afro: representatividade e ensino de história nos anos iniciais do Ensino Fundamental | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
TAMELUSAAMARALPROFHISTORIAUDESC(1).pdf | 3.49 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/601364/2/TAMELUSAAMARALPROFHISTORIAUDESC(1).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons