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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Olivindo, Mario Sérgio Pereira de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-07-26T19:02:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-07-26T19:02:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | Ensino de História, literatura didática, representação, árabe, muçulmano - texto | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601363 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Partindo do pressuposto de que interpretações sobre os mais variados temas são abordadas na sala de aula a partir de várias linguagens e fontes, entre as quais o livro didático, esta investigação traz como preocupação central a problematização da circulação de representações imagéticas e textuais sobre o Oriente, os árabes e os muçulmanos na cultura escolar. Levanta como questões centrais as seguintes: Que representações sobre o mundo árabe e o universo muçulmano circulam no imaginário social de alunos a frequentar os últimos anos do ensino fundamental? Como esse tema em termos imagéticos aparece em livros de História destinados a essa fase de escolarização? Que conexão é possível estabelecer entre representações de alunos e a iconografia didática? E como objetivo geral analisar a maneira como são tratadas as questões do mundo árabe e do universo muçulmano nos livros didáticos avaliados e recomendados pelo Ministério da Educação (MEC), na disciplina de História para o 7o ano do ensino fundamental, aprovados pelo PNLD/2017. A base teórica do estudo dialoga com autores do pós-colonial, sobretudo, textos de Said (2007), Hall (1997, 2014), Quijano (2005), Lander (2005) e Trouillot (1995,2017), bem como autores que fazem uma discussão acerca do livro e da imagem. Como metodologia, utilizou-se a análise do conteúdo proposta por Bardim (1977). O corpus documental foi constituído por 10 coleções recentes de História destinadas ao 7o ano do ensino fundamental, assim como produções textuais e imagéticas produzidas por alunos em aulas de História. Como resultado, verificou-se a existência de um rico acervo imagético que procura destituir tanto essa região quanto essas populações de estereótipos, contudo, por subsidiar recortes temáticos específicos, já consagrados na historiografia didática, participa de novas e diferentes inteligibilidades que em alguns momentos fazem conexão com as produções de alunos, evidenciando que entre o imaginário acerca desse universo e o acervo iconográfico da literatura didática, impera um distanciamento não muito significativo. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História, literatura didática, representação, árabe, muçulmano. Profhistória. | pt_BR |
Título: dc.title | O Mundo à parte: Imaginários, narrativas e representações do Oriente, dos árabes e dos muçulmanos na cultura escolar no Brasil | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
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