ROTEIRO DE OFICINA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL PARA ESTUDANTES DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS)-
Autor(es): dc.contributor.authorTeodoro, Vanessa-
Autor(es): dc.contributor.authorMello, Dante Alighieri Alves de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-07-23T13:52:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-07-23T13:52:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-22-
identificador: dc.identifier.otheroficina_orientacao_profissional_Vanessa_Teodoro.pdf-
identificador: dc.identifier.otherbackup-moodle-orientação-profissional-EPT-Vanessa-Teodoro.mbz-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601274-
Resumo: dc.description.abstractEsta oficina de orientação profissional foi desenvolvida para nortear as escolhas dos estudantes com idade entre quatorze e vinte e quatro anos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio de um instituto de educação profissional e tecnológica da rede federal de ensino. Tratam-se de sugestões de atividades online que compõem um processo de orientação profissional para ser mediado, principalmente, por profissionais da educação (professores, pedagogos, psicólogos, etc.) que se preocupam em complementar o preparo do jovem para o futuro profissional, constituindo-se como uma ferramenta para ampliação da consciência sobre o mundo do trabalho. As atividades estão projetadas para aplicação online mas também podem ser adaptadas para ações presenciais ou até mesmo no formato híbrido. O formato de oficina prevê um total de vinte horas e permite que pela prática das atividades e por meio das interações façam-se reflexões que se iniciam com o aprofundamento do conhecimento de si, transitam por seus passados e pelos meios que estão inseridos, ampliam-se pelas análises de suas perspectivas futuras e conduzem à concepção de um plano de ação que abarque os determinantes de suas escolhas, respeitando-se seus contextos de vida. Para tanto, a edificação dos quatro módulos de atividades e também os tópicos auxiliares constituíram-se sobre a base teórica socio-histórica de Lev Vigotski. Os módulos poderão ser replicados total ou parcialmente, com adaptações.-
Tamanho: dc.format.extent4,4 mb-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypembz-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectorientação profissional-
Palavras-chave: dc.subjectoficina de orientação profissional-
Palavras-chave: dc.subjectensino médio integrado-
Palavras-chave: dc.subjectensino técnico integrado ao ensino médio-
Palavras-chave: dc.subjectescolha profissional-
Título: dc.titleROTEIRO DE OFICINA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL PARA ESTUDANTES DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO-
Tipo de arquivo: dc.typecurso-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineOrientação Profissional-
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons